Mobilizar a sociedade em prol da garantia do direito ao acesso à Educação por todos os brasileiros. Esta é a proposta da Fundação Roberto Marinho para o mês de abril, quando é celebrado o Dia Mundial da Educação, no dia 28. As mobilizações pelo Dia da Educação – Nem1PraTrás acontecem em todo o País, com apoio de mais de 70 instituições, como UNICEF, Instituto Ayrton Senna, Instituto Votorantim, Fundação Lemann, Fundação Itaú Social, TV Globo, Explorum entre outras. O Semesp também está entre as instituições apoiadoras e realizará o Encontro REALCUP (Rede de Associações Latino-americanas e Caribenhas das Universidades Privadas) dentro das ações da campanha.

“A campanha #Nem1pratrás reflete uma constante preocupação do Semesp de garantir e ampliar o acesso da população à educação. No Brasil, hoje, a cada quatro alunos do fundamental apenas dois seguem para o ensino médio e, desses, somente um avança para o ensino superior”, afirma Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp. A união de todos nós, sociedade e governo, é fundamental para reverter esses números. O desafio é enorme e precisamos urgente de políticas públicas para assegurar esse direito básico à educação de qualidade”, pondera.

#Nem1PraTras

A ação da Fundação Roberto Marinho, marcada com a hashtag #Nem1PraTras, é inspirada no lema “No one left behind”, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS (ONU), uma mobilização mundial em prol da adoção de políticas nacionais integradas, sendo uma delas a Educação de Qualidade.

“Todos nós podemos fazer a nossa parte para não deixar nenhuma criança, jovem ou adulto sem o direito à Educação. A partir do chamamento #Nem1PraTras, e das ações que realizamos na Fundação Roberto Marinho e no Futura, precisamos lembrar e trabalhar juntos para garantir este direito, e que também não podemos deixar #Nem1SemEscola, #Nem1SemProfessor, #Nem1SemAprender, e por aí vai”, reforça João Alegria, Gerente Geral do Futura.

O desafio é imenso. De acordo com o Censo Escolar 2018, as matrículas nas escolas públicas brasileiras vêm caindo desde 2014 e o maior motivo de preocupação é o Ensino Médio. Nos últimos cinco anos, foram menos 591 mil jovens matriculados, representando uma queda de 7%. Hoje, 1,3 milhão de jovens brasileiros, com idades entre 15 e 17 anos, estão fora da escola, e, dos jovens com idade entre 15 e 29 anos, 35% só trabalham e não estudam e 23% não estudam nem trabalham (Pnad Contínua 2017 – IBGE). No ensino superior, a taxa de escolarização líquida do Brasil, que estima o índice de jovens entre 18 e 24 anos matriculados no ensino superior é de 17,8%, de acordo com Censo da Educação Superior 2017, bem abaixo dos 33% estabelecidos pelo Plano Nacional de Educação que o país deve alcançar até 2024. 

No dia 28, o Futura terá 24 horas de programação exclusiva sobre Educação, com apresentação da jornalista Luciana Barreto. Esta programação especial inclui o lançamento da série Entrevista, com Priscila Cruz, presidente do movimento Todos pela Educação, dentre outros. O Dia da Educação, celebrado em 28 de abril, foi criado em 2000, durante o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, Senegal, quando ficou estabelecido o compromisso dos países signatários de levar Educação básica para todos. Para saber mais sobre a campanha, acesse: http://www.diadaeducacao.org

Destaques da campanha:

  • Tendo como meta o lema “Não deixar ninguém para trás”, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS (ONU), Fundação Roberto Marinho realiza ações com foco nas soluções para os principais desafios da Educação brasileira;
  • Em parceria com instituições que defendem a mesma causa, entre elas a Semesp, soma forças pelo direito de acesso à escolaridade de qualidade e à inclusão qualificada no mundo do trabalho para todos, em campanha assinada com a hashtag #Nem1PraTras;
  • Em 28 de abril, Dia da Educação, o Futura terá 24 horas de programação exclusiva sobre Educação.