Abrindo a 12ª edição das Jornadas Regionais, em Campinas, o diretor jurídico do Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, dr. José Roberto Covac, apresentou aos participantes uma atualização da legislação educacional nos processos de reconhecimento de curso e renovação do reconhecimento de curso, além de fazer um check list anual de gestão acadêmica, regulação, avaliação, filantropia e planejamento das IES.

“É muito importante que as Instituições de Ensino Superior (IES) observem o calendário regulatório e se atenham ao prazo para demissão de professores, previsto em cada convenção coletiva de trabalho, informem a contratação de novos professores, além e atualizar em seus sites a composição do corpo docente, conforme estabelece a Portaria 40 e a Lei 13.168”, alertou dr. Covac.

Segundo ele, embora o governo atual esteja em processo de mudança há vontade de ser criar o Indicador docente que mostrará que quanto maior tempo estiver no cargo e na IES, maior será a avaliação do mestre. Outro critério para manter o profissional em sala de aula será pela evasão e tempo de integralização do curso.

As IES terão ainda que criar um Núcleo de Acessibilidade para se atender os alunos com todos os tipos de deficiência. A dra. Roberta Lins, assessora jurídica do sindicato, ressaltou o quão importante são as mudanças da Lei 13.146/2015 que entrou em vigor esse ano. “Essa lei trouxe um impacto muito grande para as IES porque são muitas deficiências diferentes e, em julho, estaremos no Congresso levando os casos e dificuldades dos mantenedores para essa grande e importante discussão.”

Além da parte jurídica, o diretor de relacionamento da Num.br, André Rossi, apresentou números extraídos pelo método big data no setor educacional da região de Campinas. “Constatamos que desses 28% das menções que se referiam a estrutura das universidades, 57% das pessoas alegaram que a área do aluno no site está desatualizada, principalmente no que diz respeito a notas. Já 21% tiveram algum tipo de problema com a organização durante a aplicação das provas, 11% quanto a acessibilidade ao campus e 4% sobre sujeira dentro das salas”, enumerou Rossi.

O evento também contou com uma análise econômica, detalhada pelo diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. A professora e pesquisadora do Unisal, Ana Valéria Reis, falou sobre as novas tecnologias em sala de aula e o diretor de marketing do Grupo Cruzeiro do Sul, Wilson Diniz, fechou o dia com o tema Captação de alunos “24 por 7”.

A próxima e última jornada será no dia 01/06 em São José do Rio Preto.