No último dia 8 de junho, o Semesp acompanhou uma reunião extraordinária pública, em sessão virtual, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE). Priscila Bonini, representou a Diretoria e a presidente do Semesp, Lúcia Maria Teixeira, na reunião.

No encontro virtual, o secretário da Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, apresentou dados e propostas sobre o Novo Ensino Médio no estado paulista. Ele fez deferência à representação do Semesp e destacou a importância da participação entidade em defesa do ensino superior.

Durante sua fala, o secretário apresentou a cronologia de implementação dos processos para implementação do currículo do Ensino Médio, as cargas horárias e distribuição dos conteúdos de formação geral básica e itinerários formativos de aprofundamento. No tocante à oferta do Ensino Médio no período noturno, ele explicou que os itinerários serão semelhantes aos ofertados aos estudantes do diurno, porém com ampliação da carga horária de 2.400 horas para 3.000 horas e acréscimo de 8 horas/semanais a mais, a partir de 2022.

Rossieli Soares também comentou sobre o papel do Centro de Mídias na garantia da oferta dos Itinerários Formativos, de forma síncrona e assíncrona,  e ressaltou possibilidades de parcerias com instituições de ensino superior para aproveitamento de horários com baixo fluxo no período vespertino, para desenvolvimento de atividades voltadas ao público do Ensino Médio.

Na reunião extraordinária do Conselho Pleno do CNE também houve apresentação de pareceres, entre eles um que está sendo elaborado sobre a pandemia da Covid-19 e a volta às aulas, com relatoria da conselheira e presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro. O parecer discute a volta às aulas no Brasil, país que está entre os dez do mundo com mais de 200 dias em média de escolas fechadas, sendo que a maioria dos estados mantém unidades de ensino sem atividades presenciais.