Pela primeira vez o Semesp abrirá espaço durante o maior evento do ensino superior da América Latina para os mantenedores ouvirem as sugestões de alunos. As soluções serão desenhadas no Hacklab FNESP, um laboratório equipado com ferramentas para criação e prototipação das ideias de um grupo de jovens universitários, e apresentadas a mais de 700 mantenedores e gestores educacionais durante o 20º FNESP – Fórum Nacional do Ensino Superior Particular, que este ano discutirá os Desafios da 4ª Revolução Industrial para o Ensino Superior, nos dias 27 e 28 de setembro, no World Trade Center, em São Paulo.

“Queremos ouvir os estudantes e descobrir, do ponto de vista deles, o que as instituições de ensino precisam fazer para tornar o ensino mais atrativo, proveitoso e de acordo com as demandas de mercado” afirma o diretor de Inovação e Redes do Semesp, prof. Fábio Reis. Segundo o educador, nada mais indicado do que utilizar para isso um hacklab, que é um espaço físico em formato de laboratório comunitário que visa a solução de problemas em grupo. Chamados também de makerspaces (espaços maker), os hacklabs seguem a tendência contemporânea da cultura maker, que se apropriou de ferramentas tecnológicas para prototipação e fabricação de produtos, assim como para construção de soluções e projetos.

“As instituições precisam investir em processos de inovação acadêmica e, sobretudo, no protagonismo do jovem, mantendo um diálogo permanente com os nossos estudantes para encontrar soluções para as novas profissões e para a tecnologia digital desta nova era”, afirma o prof. Reis. “Vamos ter a oportunidade de vivenciar tudo isso durante o 20º FNESP, com a realização do hacklab organizado pelo Semesp”, diz.

O Hacklab FNESP terá início no dia 26 de setembro, às 18h00, ainda na sede do Semesp, reunindo 32 alunos, divididos em oito startups, nas quais os jovens terão a oportunidade de desenvolver ideias e soluções para as instituições de ensino superior privadas ou públicas. Durante o processo de imersão as equipes serão acompanhadas por especialistas e participarão de workshops e treinamentos nas mais diversas áreas relacionadas com as propostas, que serão desenhadas a partir da visão e experiência dos jovens estudantes, considerando o cenário da 4ª Revolução Industrial.

No dia 27, primeiro dia do 20º FNESP, as equipes serão levadas para o Espaço Hacklab FNESP, montado no World Trade Center, onde os estudantes terão à disposição um laboratório totalmente equipado para fazer a prototipagem dos projetos. No final do dia, os estudantes serão encaminhados a um hotel para descansar para a grande final, no dia 28, quando os projetos serão apresentados durante uma sessão do evento do Semesp, e avaliados pelos mantenedores e gestores educacionais. A equipe do projeto vencedor receberá um prêmio de R$ 8 mil.

Podem participar do processo de seleção do Hacklab FNESP alunos brasileiros ou estrangeiros, com matrícula vigente em 2018, em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas ou públicas.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 05 de setembro pelo Portal FNESP (www.semesp.org.br/fnesp/hacklab/). Individual e vinculada ao CPF do estudante, cada candidato deverá preencher a ficha de inscrição e enviar um vídeo, de até 1 minuto, respondendo duas questões.

Consulte o Regulamento para mais informações.

Confira os classificados.

Serviço

26 de setembro de 2018

Local: Sede do Semesp

Endereço: Rua Cipriano Barata, 2.431 – Ipiranga – São Paulo – SP

27 e 28 de setembro de 2018

Local: World Trade Center de São Paulo – 20º FNESP

Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.551 – São Paulo – SP

Confira a Programação Completa