São José dos Campos receberá no próximo dia 12 de abril, no Monreale Hotel, mais uma edição da Jornada Regional, realizada pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior. O evento conta com palestras de especialistas sobre temas ligados ao setor da educação superior, que divulgam dados atualizados e pesquisas específicas de diversas cidades do Estado de São Paulo.

Nessa edição, uma pesquisa inédita vai revelar as principais reclamações e desejos de universitários nas redes digitais da região. “O Big Data é um conceito lançado no mercado pela Gartner Group em 2003, que aponta para a necessidade de se observar uma nova realidade de produção de dados na internet caracterizada por 5V’s: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor”, explica Renato Dolci, diretor de Inovação da Num.br.

Com esse conceito, a Num.br identificou, por solicitação do Semesp,  o perfil dos frequentadores das redes digitais em São José dos Campos e, a partir desse perfil, divulgará uma análise de 2015 com os principais motivos de reclamação dos jovens nas redes digitais, tanto de alunos que já cursam graduação ou aqueles que estão buscando cursos superiores.

Além do Big Data, a jornada apresentará a tradicional análise econômica da região, detalhada pelo diretor executivo Rodrigo Capelato, com a evolução de matrículas, ingressantes e concluintes dos cursos presenciais, EaD e tecnólogos, além de palestras sobre atualização da legislação educacional, com o diretor jurídico do sindicato, dr. José Roberto Covac.

A professora Ana Valéria, da Unisal, apresentará cases de sucesso do uso de novas tecnologias em sala de aula. E adianta que é preciso “sensibilizar o professor a respeito do uso de novas tecnologias em sala de aula, pois não basta eleger uma tecnologia ou metodologia sem levar em conta o perfil do professor, o ambiente da sala de aula, o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos a que se quer alcançar, o aluno em si e a gestão da instituição onde se trabalha”.

O diretor de Marketing da Cruzeiro do Sul, Wilson Diniz, detalhará a captação de alunos “24 por 7” – Momento atual, desafios e tendências num cenário extremamente competitivo. Segundo ele “um conceito de captação de alunos mais amplo, vai além de uma ou poucas ações isoladas ou de atividades exercidas por um único setor ou departamento dentro de uma instituição. “As tendências de captação hoje envolvem todos os profissionais de todos os setores de uma IES com objetivos fundamentais e específicos, como captar mais alunos e manter a instituição financeiramente equilibrada”.

As Jornadas Regionais têm como público alvo mantenedores, reitores, pró-reitores, gestores, dirigentes educacionais, coordenadores, docentes, pesquisadores  e todos os profissionais que trabalham em áreas estratégicas nas Instituições de Ensino Superior. As próximas edições das Jornadas Regionais acontecerão em: Campinas (26/4) e São José do Rio Preto (1/6).

Serviço: 

12ª Jornada Regional de São José dos Campos

Data: 12 de abril

Horário: das 9h às 16h30

Local: Monreale Hotel São José dos Campos

End.: Av. Eng. Francisco José Longo, 511 – Jd. São Dimas

Cidade: São José dos Campos

Inscrições: http://semesp.org.br/jornadas/jr12_sjc/inscricao/inscricao1.php

Dúvidas: [email protected]

Telefone: 11 2069-4416

 

Programação:

09h – Legislação educacional/atualização – Dr. José Roberto Covac (Diretor Jurídico do Semesp)

10h30 – Coffee

11h – Novas tecnologias em sala de aula – Ana Valéria S. Reis (Professora e Pesquisadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena).

12h30 – Almoço

14h – Análise Econômica Regional do Setor – Cenários e Tendências – Rodrigo Capelato (Diretor Executivo do Semesp)

15h – Uso do Big Data para captação e retenção de alunos – Renato Dolci (Diretor de Inovação da Numbr).

16h – Coffee

16h30 – Captação de alunos “24 por 7” – Momento atual, desafios e tendências num cenário extremamente competitivo – Wilson Diniz – (Diretor de Marketing do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional)