Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, apresentou dados sobre o cenário educacional da região de São José do Rio Preto

As regiões de Andradina, Araçatuba, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga puderam acompanhar uma série de palestras nessa sexta, 26, durante a 17a edição das Jornadas Regionais de São José do Rio Preto. Realizado de forma virtual, o evento contou com a abertura da recém empossada presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, que reforçou que a entidade segue oferecendo inúmeros serviços e apoiando o setor do ensino superior privado mesmo que de forma remota por causa da pandemia da Covid-19.

Em seguida, o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou dados do cenário educacional da região de São José do Rio Preto com base no Censo da Educação Superior de 2019. Sobre Andradina, Capelato destacou a alta representação da rede privada nas matrículas, com um percentual de 85,7%. Outro dado que chama a atenção é que 82,7% das matrículas estão concentradas nos cursos presenciais. No EaD, o aumento das matrículas na rede privada foi de 64,3%.

Em Araçatuba, as matrículas estão equilibradas entre as redes privadas e públicas. Outro dado marcante é a alta taxa de evasão nos cursos presenciais da rede privada, 39,5%, maior ainda do que a evasão no EaD, tradicionalmente mais elevada. A região de Barretos teve uma evasão baixa no presencial da rede privada e teve uma alta de 21,5% nas matrículas EaD.

Catanduva registrou um aumento no número de ingressantes na rede privada tanto na modalidade presencial (28,5%) quanto EaD (28%). A região ainda apresentou um alto índice de matrículas no EaD (40,3%) e de alunos com até 24 anos matriculados no ensino superior (70,3%). Fernandópolis concentra 100% das matrículas na rede privada, com um alta taxa de matrículas na modalidade presencial (93,7%) , bem acima da média do estado de São Paulo.

Jales também apresenta uma concentração das matrículas do ensino superior na modalidade presencial (92,3%). Outra peculiaridade da região é o número maior de matrículas na rede pública (66,7%). A região também apresenta um número alto de matrículas de estudantes com até 24 anos (74,1%). Em São José do Rio Preto, 70,8% das matrículas são de alunos com até 24 anos, e a evasão presencial na rede privada também está abaixo da média estadual (20,8%). Em Votuporanga, houve um crescimento de 27,4% nas matrículas EaD.

Também passaram pelo palco virtual do evento o gerente da área de Financiamentos do Semesp, Alexandre Mori, e o diretor Jurídico da entidade, José Roberto Covac, que ministraram palestras sobre crédito educacional próprio e legislação educacional, respectivamente (saiba mais).

Reitora do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), Sissi Kawai Marcos, durante Jornadas Regionais 2021

Gestão e governança em IES sem fins lucrativos

A reitora do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), Sissi Kawai Marcos, apresentou palestra sobre gestão e mudança em uma IES fundacional. Sissi Kawai começou contando um pouco da trajetória da UNIFEB, credenciada em 2007, e dos desafios que a IES enfrentou em virtude de questões de gestão e governança por ser uma instituição comunitária sem fins lucrativos.

“Um dos nossos desafios é em relação à identidade”, decretou Sissi Kawai. “Não somos uma empresa de verdade nem uma organização não-governamental, mas precisamos apresentar resultados para mantermos nossa sustentabilidade”, disse. Outro desafio apontado pela reitora é a dificuldade de se implantar princípios de governança em uma instituição do tipo da UNIFEB. “É preciso conciliar esses princípios com a identidade da IES para que se tenha um equilíbrio na construção de decisões”.

Para Sissi, um marco para a IES em relação a essas questões foi a adesão ao projeto Redes de Cooperação do Semesp. “Antes éramos muito fechados e olhávamos apenas para nossa realidade para tomar decisões. As redes de cooperação funcionaram como um divisor de águas. Passamos a conhecer outras realidades e entendemos o quanto poderíamos e precisávamos evoluir”, avaliou lembrando que a IES promoveu uma série de mudanças como a adoção de um novo modelo acadêmico/pedagógico e construiu um planejamento estratégico para promover transformações nas áreas administrativas.

Os estados do Paraná e Rio Grande do Sul receberão edições virtuais das Jornadas Regionais 2021 até o final de abril. Em breve, mais informações.