SANTOS RECEBE JORNADAS REGIONAIS 2023

Lúcia Teixeira, presidente do Semesp, deu as boas-vindas aos presentes no evento de Santos (Foto: Ivan Storti/Semesp)

As IES das regiões de Santos e Registro receberam, nesta quarta, 29, mais uma evento da edição da 19Jornadas Regionais do Semesp, tradicional evento do Semesp que circula por regiões do estado de São Paulo apresentando dados e tendências do ensino superior.

Antes do início das palestras, a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, deu boas-vindas aos presentes reforçando que o Semesp trabalha junto com as instituições de ensino superior para aprimorar a qualidade da educação ofertada e aumentar o acesso ao ensino superior. “Nós representamos cerca de 80% das matrículas do ensino superior do Brasil. Para muitas famílias, as IES privadas são a única forma de acesso a faculdades e universidades”, lembrou. “No dia de hoje, discutiremos dados estratégicos para analisarmos não apenas o presente do ensino superior, mas traçar também metas para o futuro”, disse ela.

Vice-Presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes, Temisson José dos Santos falou sobre o processo de curricularização da extensão nas IES do grupo (Foto: Ivan Storti/Semesp)

“Sem dados, você é apenas mais uma pessoa com opinião”, decretou o vice-Presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes, Temisson José dos Santos, que abriu a manhã da Jornada Regional de Santos com a palestra

Temisson destacou também que a curricularização da extensão não é uma coisa nova, já que estava prevista na legislação há tempos. “Ainda assim, vimos nela uma oportunidade de fazer diferente e usá-la como uma experiência inovadora”, afirmou. Ele prosseguiu contando sobre o desafio de implantar a curricularização da extensão para atender à legislação aprovada em 2019 sobre a questão, detalhando as etapas do programa de curricularização da extensão do grupo educacional, que teve início em 2019 com a formação de um grupo de trabalho composto por pesquisadores e especialistas educacionais.

Atualmente, o projeto está extensão é prioridade e está na centralidade de todos os processos do grupo.

Enade e gestão

Ainda mais focada em dados, a palestra

“Os dados, não apenas do Enade, podem auxiliar as IES a verem o que aconteceu no passado e influenciar na tomada de decisões a partir de informações preditivas baseadas no comportamento dos estudantes”, explicou. Para ele

Ele citou duas questões importantes do Enade que oferecem uma gama de respostas importantes para a análise das IES. “Uma dela é como os estudantes respondem ao grau de dificuldade da prova na parte de formação geral. A outra é o grau de dificuldade da prova na parte do componente específico”, explicou. “As respostas a essas questões dão um panorama da percepção dos alunos em relação ao cumprimento de currículo e aprendizagem. Esses dados são importantes para que as IES incentivem mudanças de comportamento”, exemplificou.

Márcio Sanches, coordenador da UC Semesp, conduziu um workshop sobre planejamento estratégico

Planejamento estratégico

No período da tarde da Jornada Regional de Santos, o coordenador da UC Semesp, Márcio Sanches, conduziu um workshop sobre planejamento estratégico. O objetivo foi identificar tendências do setor a partir da apresentação e análise de dados estatísticos, aspectos regulatórios e questões tecnológicas que têm impactado o ensino superior. “Vamos inovar na apresentação dos dados da região a partir de uma atividade simulada de planejamento estratégico para traçar cenários para as IES da região”, explicou.

O diretor Jurídico do Semesp, José Roberto Covac, discorreu sobre alguns pontos de legislação e regulatórios que estão na mira do setor: políticas públicas de financiamento, como ProUni e FIES; mudanças no sistema de regulação do país, em especial a questões ligadas ao EaD; a necessidade de reformulação no Plano Nacional de Educação; transformações nas relações de trabalho; e ESG. Ele defendeu ainda que as IES entendam melhor a legislação para aprimorar a inovação. Governança, gestão, transformação digital e inovação, reformulação dos modelos acadêmicos e redes de cooperação foram os temas destacados pelo diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis.

Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, apresentou um panorama dos dados nacionais de educação superior  

Em seguida, Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, fez uma explanação sobre os principais dados nacionais do ensino setor, apontando estatísticas mais específicas relacionadas às regiões de Santos e Registro. Ele manifestou preocupação, por exemplo, com uma tendência de queda da taxa de escolarização líquida, o que indica um número menor de jovens entrando no ensino superior. Segundo ele, o aumento das matrículas nos últimos anos está concentrado nos cursos EaD, com público-alvo de pessoas mais velhas com mais de 30 anos. Capelato demonstrou cautela também em relação à sustentabilidade do setor com a concentração das matrículas EaD nos grandes grupos, o que tem provocado uma guerra de preços.

As altas taxas de evasão e desistência também foram foco de debate. Segundo Capelato, as IES pagam um alto custo em captação e retenção, mas a evasão segue alta, com índices ainda maiores em cursos EaD no setor privado. Ele destacou que a questão dos cursos vocacionados pode ser uma solução para o problema, com os estudantes preenchendo vagas de cursos que realmente querem cursar. Em relação aos dados regionais, ele apontou que Santos teve queda nas matrículas presenciais abaixo do que a média do estado de São Paulo, enquanto teve um crescimento maior do que a média nacional no EaD. Outra tendência de crescimento citada pelo diretor executivo do Semesp é o aumento da procura por pós-graduação.

Após as apresentações sobre tendências relacionadas à regulação, políticas públicas, inovação e macroeconomia, os presentes participaram de uma dinâmica que discutiu ameaças e oportunidades para diferentes cursos: saúde; engenharias e tecnologias; educação e licenciaturas; e negócios, direito e ciências sociais e aplicadas.

Depois de Campinas, Ribeirão Preto e Santos, Marília, Santos e São José do Rio Preto também irão receber a caravana Semesp das Jornadas Regionais. As datas já foram divulgadas e as inscrições estão abertas aqui.

Notícias Relacionadas