Nesta semana os estudantes dos quatro cursos oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) estão participando das aulas inaugurais.

Todos os cursos (Pedagogia, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção) são na modalidade a distância e ministrados por professores da USP, Unesp e Unicamp, parceiras da Univesp. Os encontros presenciais para avaliações e outras atividades acontecerão nos polos de cada município, quinzenalmente.

A aula inaugural contou com a participação de Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, que falou sobre “A Formação a Distância e o Novo Mercado de Trabalho”, em entrevista a Lilia Gallana, na Univesp TV.

O diretor lembrou que, quando a EaD iniciou em 2002/2003, havia grande preconceito em relação à modalidade. “Nem as empresas estatais aceitavam o diploma para concurso pelo desconhecimento, era algo novo”. Hoje, a EaD cresceu muito e isso tende a desaparecer, o mercado de trabalho tem cada vez menos preconceito. “Vai depender da qualidade do curso e da forma que o estudante o faz, com autodisciplina e responsabilidade, atributos bem valorizados no mercado”.

A Univesp é uma universidade pública exclusivamente voltada para a Educação a Distância (EAD), mantida pelo Governo do Estado, e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC. São 100 polos da Univesp no Estado, em 63 cidades. Atualmente, 16.400 estudantes cursam as graduações oferecidas pela instituição, aprovados em vestibular, realizado em julho.

Os polos são espaços físicos nos municípios. Eles oferecem a infraestrutura necessária (computadores, impressoras e acesso à internet) para o estudante participar das atividades da universidade como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores.

Nesses locais, também é possível solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como ter esclarecimentos sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma digital utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades acadêmicas, que incluem as videoaulas e o acesso ao material didático, bibliografia e sistema para sanar dúvidas com os tutores.