O Semesp apresenta ao longo desta terça-feira (05/06) na 14ª edição das Jornadas Regionais em Ribeirão Preto, no Hotel Araucária Plaza, “Panorama, Tendências e Indicadores de Qualidade” do setor das Regiões de Governo de Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara, Franca e São Joaquim da Barra, compostas por 74 municípios.

O evento é realizado anualmente pelo Semesp, em várias regiões do estado de São Paulo, com os objetivos de se aproximar das Instituições de Ensino Superior e levar orientação especializada para o setor, contribuindo para o aprimoramento da educação acadêmica.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, antecipa alguns indicadores que serão divulgados ao decorrer do dia. Apesar da crise econômica que o país sofre desde 2015 e as progressivas reduções na oferta de vagas do Financiamento Estudantil – Fies, o número de matrículas nas instituições de ensino superior, cursos presenciais, na Região de Governo de Ribeirão Preto manteve-se praticamente estável (-0,6%). Já as Regiões de Governo de São Joaquim da Barra, Franca, Araraquara e São Carlos registraram queda de 1,4%, 1,8%, 2,2% e 14,6% respectivamente. Enquanto o Estado de São Paulo e o Brasil apresentaram redução de 4,5% e 2,6%.

O número de ingressantes, cursos presenciais, foi negativo nas Regiões de Governo de Ribeirão Preto (-0,5%), Franca (-7,9%) e Araraquara (-8,9%). Já as regiões de São Carlos e São Joaquim da Barra tiveram aumento expressivo de 8,2% e 38%. No Brasil o percentual de ingressantes ficou negativo em 4,9% e no Estado de São Paulo não houve alteração.

Seguindo os cenários no Estado de São Paulo (9,9%) e no Brasil (8,4%), houve aumento no número de matrículas nos cursos a distância (EaD) em todas as regiões: Ribeirão Preto 4%, São Carlos 22,2%, Franca 15,7%, Araraquara 8,8% e São Joaquim da Barra 9,4%.

Em ingressantes, cursos EaD, a variação também foi positiva Ribeirão Preto 51%, São Carlos 35%, Araraquara 15,5%, Franca 11,6% e São Joaquim da Barra 6,3%. Os índices também foram positivos no Brasil (23,3%) e em São Paulo (34,9%).

De acordo com o diretor do Semesp, os cursos a distância são procurados pelas pessoas de faixa etária mais elevada, a maioria está acima de 29 anos. Enquanto o público que procura os cursos presenciais é, na maioria, composto por jovens de até 24 anos. “Os cursos a distância têm sido muito interessantes para as pessoas que não tiveram a oportunidade de fazer um curso superior quando saíram do ensino médio. Além da flexibilidade de horário e de não ser necessário o deslocamento diário para a faculdade, os valores das mensalidades são mais acessíveis e tornam os cursos mais atrativos para as pessoas que querem crescer profissionalmente ou mesmo aumentar as suas chances de empregabilidade”, explica Rodrigo Capelato.

A apresentação do Panorama também englobará os números de evasão, concluintes dos cursos presenciais, tecnológicos e EaD, cursos mais procurados, migração dos estudantes, perfil dos alunos, nota de corte e mensalidade média, dados do Fies 2018, entre outros.

Ao longo da programação, que será dividida em dois blocos, “Regulação, Supervisão, Avaliação e Qualidade” e “Análise de Mercado, Comunicação digital e Inovação”, especialistas vão abordar os temas Mudanças na legislação e os impactos para as IES: Decreto 9.235/17 e as Portarias Regulamentadoras; Novos Instrumentos de Avaliação: como organizar a IES para obter melhores resultados nos processos avaliativos; Comunicação digital como estratégia de captação e retenção e Como sensibilizar a área acadêmica e engajar os professores em processos de inovação que gerem mudanças institucionais.

Serviço

Data: 05 de junho

Horário: das 08h30 às 17h30

Local: Hotel Araucária Plaza

Rua João Penteado, 2103 – Jardim América