Representando o Semesp, Rodrigo Capelato participou de reunião do CNE sobre educação híbrida

O Semesp participou nesta segunda (7) de reunião virtual da Comissão Bicameral do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre Educação Híbrida. Comandada pelos conselheiros Maria Helena Guimarães de Castro e Luiz Roberto Liza Curi, a reunião trouxe uma série de debates sobre os desafios que o governo e as escolas estão enfrentando em relação ao ensino híbrido e como este deve assumir um papel estratégico mais amplo no processo de aprendizagem e para moldar modelos pedagógicos.

Durante a reunião, representando a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, o diretor executivo da entidade, Rodrigo Capelato, pediu a palavra para destacar que existem muitas questões coincidentes e divergentes quando se fala de educação híbrida na educação básica e ensino superior. “Essa é uma questão que nos preocupa porque o ensino superior é responsável pela formação dos professores que irão atuar na educação básica, e uma educação básica precária irá impactar os alunos que estão chegando ao ensino superior”, avaliou.

Capelato explicou que o Semesp realizou em 2020 duas pesquisas voltadas para alunos e docentes do ensino superior sobre as aulas remotas e mais de 50% dos respondentes em ambas as categorias afirmaram que as IES não poderiam voltar com o mesmo modelo presencial de antes da pandemia e que o ensino híbrido deveria ser melhor aproveitado. “Essa dicotomia entre ensino presencial e educação a distância é dissonante da realidade e precisa ser superada”, decretou.

O diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis, também participou da reunião e defendeu um maior diálogo entre as entidades do ensino superior com as da educação básica, ampliando a reflexão sobre a educação híbrida. Em relação a diretrizes de orientação às IES, Reis citou exemplos internacionais que mostram que é possível adotar o ensino híbrido de forma consistente e bem estruturada.

Ao final da reunião, o CNE defendeu a realização de uma outra reunião, até o final do mês, para discussões sobre a educação híbrida especificamente voltada para o ensino superior.