A secretária geral da Associação das Universidades Indianas, Pankaj Mittal, participou do terceiro episódio da série Cenário do Ensino Superior no Mundo Atual

País de grandes dimensões com uma das maiores populações do mundo e atualmente enfrentando um recrudescimento da pandemia da Covid-19, a Índia passa por uma situação similar ao Brasil, com um aumento das mortes pela doença e caos no sistema de saúde. O país foi o foco do terceiro episódio da série Cenário do Ensino Superior no Mundo Atual, nesta terça, 11.

A secretária geral da Associação das Universidades Indianas, Pankaj Mittal contou durante o episódio como a pandemia tem afetado a educação superior. Ela começou explicando como funciona o sistema educacional do país, dividido em universidades, que emitem diplomas, e faculdades, que não emitem diploma. Segundo ela, o país tem cerca mil universidade e mais de 40 mil faculdades, com 37 milhões de estudantes no ensino superior, 46 mil alunos internacionais e 1 milhão de estudantes indianos que saíram do país para estudar fora.

Futuro do ensino superior no Brasil é tema de webinar

“Um dos primeiros impactos da pandemia na Índia foi a reformulação de nossa política nacional de educação, que passou pela sua primeira atualização em 34 anos”, disse Pankaj, lembrando que as IES começaram a fechar em março de 2020. “Na Índia, a educação online não era muito comum até o ano passado. Muitas IES não tinham uma infraestrutura estabelecida para aulas remotas, sendo que muitos professores nunca tinham dado uma aula online antes”, afirmou.

De acordo com Pankaj Mittal, outro problema que o país tem enfrentado é a grande desigualdade social, com IES e estudantes que não possuem as ferramentas e conectividade necessárias para a realização do ensino remoto. “A divisão digital do país é grande e falta uma estrutura homogênea entre as IES”, exemplificou. “Uma medida drástica foi aumentar a infraestutura das IES, oferecendo laptops para alunos e professores poderem acompanhar as aulas do ensino remoto”.

Webinar discute cenário atual do ensino superior nos Estados Unidos

Além do incremento da infraestrutura, a Índia realizou vários treinamentos para os professores se adaptarem ao ensino remoto e de mentorias e consultorias para os estudantes, principalmente para ajudá-los em questões relacionadas à saúde mental.

Em relação a segunda onda da pandemia da Covid-19 que o país está enfrentando atualmente, Pankaj Mittal explicou que a situação é crítica, com um desafio logístico de vacinar mais de 1 bilhão de pessoas, e todas as IES tiverem que fechar novamente, voltando a adotar o ensino totalmente remoto. “Nenhuma atividade, mesmo as práticas, estão sendo realizadas presencialmente, tudo está sendo adiado e não sabemos o que vai acontecer. Nesse momento, as IES permanecerão fechadas e o presencial é impossível”, lamentou ela explicando que algumas atividades práticas estão sendo feitas por meio de ferramentas de simulação em laboratórios virtuais.

Depois de Estados Unidos e Brasil, a série Cenário do Ensino Superior no Mundo Atual encerra com um episódio sobre a Europa na próxima terça, 18. As inscrições podem ser realizadas aqui.