O webinar Fortalecendo a Internacionalização para as IES teve como objetivo divulgar a Rede Enlazar

A Rede Enlazar nasceu para criar vínculos entre instituições de ensino superior da América Latina que possuam afinidade acadêmica para o desenvolvimento de novos projetos de internacionalização em docência e pesquisa para a melhoria dos resultados das mesmas. Um dos objetivos é fortalecer e promover a mobilidade acadêmica entre as IES participantes por meio da troca de experiências e conhecimentos a partir do acesso a uma ampla rede de contatos e parcerias internacionais para expandir oportunidades de intercâmbio e mobilidade estudantil para alunos e professores.

Para divulgar a rede, o Semesp e a Realcup promoveram nesta segunda, 22, o webinar Fortalecendo a Internacionalização para as IES, que contou com a participação de Vanessa Panico, coordenadora da Divisão de Cooperação Interinstitucional, Nacional e Internacional da Universidade de Ribeirão Preto e diretora da FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional; e Ariana De Vincenzi, secretária Acadêmica da Rede de Associações Latino-americanas e Caribenhas de Universidades Privadas (Realcup). A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, e o diretor de Inovação e Redes, Fábio Reis, abriram o webinar.

Acompanhe o webinar na íntegra

Ariana De Vincenzi, da Realcup, falou sobre a Rede Enlazar

Internacionalização

Com 12 anos atuando na área de internacionalização, Vanessa Panico afirmou que é muito difícil começar a trabalhar com o tema e aconselhou às IES que estão iniciando esse processo a aprenderem umas com as outras, buscando o apoio de instituições que já possuem alguma experiência na área. Ela destacou a atuação da FAUBAI, que capacita gestores para trabalharem na área de internacionalização.

Panico destacou quatro pontos que precisam estar no radar das IES que buscam a internacionalização: a importância da internacionalização; motivos para se cooperar; dificuldades e oportunidades de cooperação; e a importância das redes de cooperação para a internacionalização. “Primeiro, a internacionalização não deve ser vista como um departamento dentro das IES”, disse ela durante o webinar.

“A internacionalização é um comportamento institucional e envolve um compromisso que valoriza a diversidade e a importância da vivência de culturas diferentes, indo além de uma simples mobilidade presencial entre alunos e docentes”, explicou Vanessa Panico. “A internacionalização transborda toda a IES, ela é abrangente, transversal e mobiliza docentes, discentes, técnicos-administrativos etc. As IES não podem se limitar a apenas um único componente da internacionalização”, defendeu.

Em relação à importância das redes de cooperação no processo de internacionalização. Panico reforçou que elas oportunizam contatos e relacionamentos de interesse mútuo, facilitam o compartilhamento e a troca de experiências, neutralizam barreiras e são catalizadores da capacitação e formação de novos profissionais.

Enlazar

Ariana De Vincenz, da Realcup, rede de IES privadas latino-americanas responsável pela coordenação da Rede Enlazar, finalizou o webinar explicando aos participantes como participar do projeto. Ela apresentou a plataforma que conecta todos as IES participantes da Rede Enlazar, vinculada ao projeto Redes de Cooperação do Semesp, ampliando as oportunidades de internacionalização das IES brasileiras. No caso destas, para participar da Rede Enlazar, é preciso ser associada ao Semesp.

Enlazar em números

67 IES se inscreveram na Plataforma Elazar

40 IES estão ativas na Plataforma

12 IES já receberam Matchs, somando a troca entre 38 instituições)

Acompanhe o webinar na íntegra