Representantes de vários países integrantes da Realcup acompanharam o lançamento do Panorama do Ensino Superior nos Países da Realcup

Foi lançada nesta sexta (22) a primeira edição do Panorama do Ensino Superior nos Países da Realcup, publicação que reúne, de maneira inédita, informações relevantes sobre o cenário do ensino superior nos países participantes da rede de associações de IES privadas latino-americanas e caribenhas. O documento foi produzido pelo Instituto Semesp.

O lançamento contou com a participação do presidente da Realcup, Héctor Sauret, presidente da CRUP, associação da Argentina; do representante do Instituto Internacional para a Educação Superior da América Latina e Caribe (IESALC / UNESCO), José Quinteiro; e da diretora de Educação e Ciência da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Ana Capilla, além de outros presidentes de associações integrantes da Realcup.

Confira o Panorama do Ensino Superior nos Países da Realcup

A presidente do Semesp e a segunda vice-presidente da Realcup, Lúcia Teixeira, destacou durante o lançamento que faltam pesquisas e dados para embasar políticas públicas de educação, lembrando que o Semesp e a Realcup têm contribuído para mudar esse cenário. “O Panorama do Ensino Superior nos Países da Realcup é resultado da união entre associações de diversos países e fruto do esforço delas próprias que compilaram essas informações”, disse ela.

Lúcia Teixeira, presidente do Semesp e a segunda vice-presidente da Realcup, durante lançamento da primeira edição do Panorama do Ensino Superior nos Países da Realcup

“Essas informações nos permitirão dar prosseguimento aos esforços da Realcup para incentivar a integração da educação superior nos países da América Latina e do Caribe, e promover o intercâmbio de políticas educacionais que promovam a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e estimulem o processo de internacionalização do ensino superior, por meio do intercâmbio entre as instituições universitárias das nossas diferentes associações integrantes”, pontuou Lúcia Teixeira, que ainda reforçou a importância do sistema privado de educação superior para a América Latina e Caribe ao concentrar a maioria das matrículas na região.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou os principais dados presentes no Panorama do Ensino Superior nos Países da Realcup. Segundo ele, a ideia é que as próximas edições da publicação tragam informações de mais países da América Latina e Caribe. “Essa é uma primeira iniciativa que servirá de estímulo para que outras associações busquem seus dados, ampliando o escopo do documento”, afirmou. ” Esse primeiro esforço apresenta alguns indicadores importantes para pautar análises e a criação de novas políticas públicas e estratégias para o desenvolvimento do ensino superior na região”, finalizou.