171_8-1Itami Campos / Unievangélica
Considerando a sociedade atual e a economia contemporânea do conhecimento, observa-se uma tendência do ensino superior rumo à universalização. Nessa perspectiva, estamos em um processo interativo entre os modelos de ensino presencial e a distância. O mundo agora está sempre conectado, e em tempo real, o que faz com que o processo educacional amplie seus horizontes e passe de um simples encontro local, em sala de aula, para um contexto globalizado. Dessa maneira, torna-se necessária a procura do setor pelo melhor desenvolvimento da sua relação com a sociedade e o setor empresarial.

 

171_8-2

Kleber Câmara/IBS
O Brasil vive um momento ímpar de crescimento econômico. Por outro lado, há décadas prioriza o ensino regular em detrimento da formação técnica. Desse modo, corremos o risco de um “apagão” profissional em certas áreas. Assim, o aumento da procura por cursos tecnológicos, bem como cursos de formação gerencial e de stricto sensu, aparecem como uma forte tendência para o ensino superior. O mercado de trabalho está pedindo isso. Será a forma de reter talentos, criar novos e prepará-los para enfrentar a mão de obra especializada internacional que vem para aproveitar as oportunidades que o Brasil está oferecendo.

 

171_8-3

Danilo Nunes / Unibr
Há vários fatores que sinalizam mudanças no ensino superior, e algumas já ocorrem de forma expressiva. Um exemplo é o conceito da sala de aula. Os espaços tradicionais presentes há séculos cedem espaço para a aprendizagem em ambientes práticos, dinâmicos e mais próximos da realidade do mercado de trabalho. Hoje, quanto mais os alunos associarem o ambiente acadêmico com o corporativo, mais conquistam estímulos que os levam à motivação e, consequentemente, à melhor aprendizagem. Novos ambientes, associados à tecnologia, impulsionam quase que obrigatoriamente a uma mudança no estilo das aulas ministradas.

 

171_8-4

Josiane Tonelotto /Anhembi Morumbi
Vejo três tendências muito fortes: a inclusão de novas tecnologias no processo ensino/aprendizagem, a internacionalização cada vez mais presente e o crescimento dos cursos superiores de formação profissionalizante. A inclusão de novas tecnologias reflete-se no crescimento da Educação a Distância (EAD) no Brasil e também no mundo. Já a internacionalização segue a tendência do mercado, que está exigindo profissionais com uma visão global. Sobre os cursos de tecnólogos, são uma fórmula perfeita para obter qualificação e entrar rapidamente no mercado de trabalho. Cabe lembrar também a grande demanda por mão de obra qualificada, existente em nosso país.