1Cleonice Pompermayer / FAE
A produção científica cria possibilidades para a concretização de um país sustentável, econômica e socialmente. A divulgação dos resultados proporciona ao cidadão o acesso ao conhecimento que subsidia a formação da consciência crítica e a expansão do conhecimento científico, contribuindo para uma efetiva participação no processo democrático do país. Na nossa instituição, a produção científica é resultado de um trabalho que envolve todos os estágios da educação superior, em uma parceria entre os discentes da graduação e os docentes, com nível de mestrado e doutorado, via pesquisas.

 

2Danilo Duarte / Unicsul
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Cruzeiro do Sul é realizado de forma ininterrupta há dezessete anos. Foi concebido como um instrumento de introdução de nossos alunos na pesquisa científica, potencializando a carreira docente e também a formação profissional. Um dos principais destaques são as produções bibliográficas interessantes para o crescimento do país, como: promoção do desenvolvimento humano, melhoria da qualidade de vida da sociedade e sugestões de políticas públicas que minimizem desigualdades sociais.

 

3Adriana Azzolino / Faal
A Faal incentiva a produção científica porque acredita que este é um dos melhores caminhos para manter a qualidade do ensino superior e promover a pesquisa científica junto aos alunos. Ao incentivar a produção para sua comunidade, a instituição dá visibilidade ao seu corpo docente, altamente qualificado com professores titulados e com larga experiência em pesquisa. Nesse sentido, nossa instituição de ensino se alinha às perspectivas do país, pois aumenta os indicadores de produção científica com conteúdos de qualidade.

 

4Luiz Felipe Cabral / Uniara
A Política Nacional de Desenvolvimento Regional já vem recebendo contribuições de nossa produção científica especialmente com foco nas regiões que necessitam de atenção. Impactos significativos já se manifestam na melhoria das condições de vida no campo com a inclusão social; combustíveis derivados de energias renováveis; práticas de saúde orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). As aplicações advindas da produção científica desenvolvidas pela instituição são refletidas na melhoria da competitividade da indústria brasileira, como também na geração de conhecimentos acadêmicos, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa nacional.