1José Raphael Bicas Franco / Unifac
Entre as atividades realizadas pela instituição, uma das mais importantes é a apresentação do campus e dos cursos pelos coordenadores, no início do semestre. Além disso, promovemos atividades motivacionais de habilidades e atitudes vencedoras, para mostrar aos estudantes a importância de cursar uma graduação. Outra iniciativa com ótimos resultados são os encontros de nivelamento de língua portuguesa, matemática e atualidades, organizados após um estudo do perfil dos ingressantes. Há ainda, com o intuito de desenvolver o espírito de cidadania entre os calouros, o dia da doação de sangue.

 

2João Otávio Bastos Junqueira / Unifeob
Organizamos várias ações, entre elas, a Gincana Solidária. Nesta ação, os alunos contribuem com donativos que são destinados a instituições de caridade. Há também atividades de recreação com DJ e equipes de animação. Além disso, em todas as salas os alunos são recepcionados pelo coordenador de seu curso, que explica a vida acadêmica, grade curricular e apresenta os professores. Também é exibido aos calouros um vídeo explicativo sobre o Fies e é entregue a todos um material informativo com telefones úteis, mapa da instituição e outras informações para facilitar a vida do ingressante.

 

3Vânia Café /UniBH
O centro cniversitário está preparando sua expansão em Belo Horizonte. Além dos campi Antônio Carlos, Estoril e Lourdes, a partir de agosto o UniBH terá uma nova unidade, construída em uma área de 5.000 m². Serão oferecidos 15 cursos de graduação, além de 21 cursos de pós-graduação. Temos o objetivo de que os novos alunos tenham uma sala de aula ampliada, vivenciando a prática e o mercado profissional do curso escolhido. Com o novo campus, será possível ampliar o acesso à educação superior de qualidade.  Além disso, essa expansão também prevê um aumento da carga horária dos professores e a melhoria do parque tecnológico da instituição.

 

4Eduardo Catanozi / Unifev
Criamos o programa Acolhe: Recepção Cidadã, no qual é desenvolvida uma série de atividades durante o primeiro mês de aulas que visam integrar calouros e veteranos, incentivar a responsabilidade social e despertar para o exercício pleno da cidadania e para o protagonismo universitário. Divididos em equipes, os alunos auxiliam entidades assistenciais por meio de ações sociais e da arrecadação de roupas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Os resultados são divulgados em um vídeo produzido pelas equipes e postado na internet. Paralelamente, durante o intervalo das aulas, há apresentações culturais e jogos cooperativos.