1Maurício Pimentel / BandTec
Muitos são os motivos que levam à evasão. Na BandTec, focamos aqueles que derivam da falta ou baixa percepção do valor, presente ou futuro, dos estudos e da formação profissional. Por isso, o princípio fundamental que rege as ações de combate à evasão baseia-se na construção continuada de valor, seja pela grade atualizada, preparação e entrega das aulas, experiência acadêmica, avaliações ou atendimento administrativo, pessoal ou pedagógico. Entendemos que a evasão compromete o cumprimento da nossa missão fundamental que é a de colaborar na formação profissional e pessoal dos nossos alunos, agregando oportunidades à carreira de cada um deles.

 

2Eduardo Martins de Lima / Fumec
Para a Universidade Fumec, acolher, acompanhar e apoiar o graduando em assuntos acadêmicos, profissionais e psicossociais é uma questão estratégica.  A nossa instituição de ensino superior sempre oferece atendimentos individuais ou em grupo com vistas a favorecer o desenvolvimento integral e harmonioso do estudante, estimulando o autoconhecimento e a integração educacional, social e profissional. Desenvolvemos atividades de nivelamento e reforço escolar, educação inclusiva, orientação para estágio e planejamento de carreira. Ademais, contamos também com uma política de descontos nas mensalidades e outras alternativas de financiamento do curso.


3Marcos Carneiro / Facens

A faculdade possui atualmente sete cursos e está ciente do alto nível de evasão dos cursos de engenharia. Para minimizar o problema, zelamos por atividades propedêuticas, com destaque para o Mês ZERO – oferecido em janeiro e gratuitamente a todos os alunos ingressantes e que trabalha aspectos da matemática –, bem como a sua continuidade, denominada Mês UM, oferecida de forma virtual. A ampla oferta de monitoria para as disciplinas consideradas mais complicadas promove a interação dos alunos, colaborando com o aprendizado e aumentando a retenção. E não podemos deixar de citar o nosso programa de bolsas de estudos, o qual, por sua amplitude, atua em questões financeiras de quem estuda em uma instituição de ensino superior particular.