Fonte: Coleção Mundo Afora

Como é a educação profissional e tecnológica além das fronteiras do Brasil? O 14º volume da Publicação Mundo Afora, produzida por meio de uma parceria entre os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores por embaixadas e consulados brasileiros, tem como objetivo mostrar como o ensino técnico pode ser uma boa alternativa.

Para a secretária de educação profissional e tecnológica do MEC, Eline Nascimento, é importante motivar os estudantes a investirem na formação técnica. Exemplos bem sucedidos de outros países também podem se adequar à realidade brasileira.

Publicada desde 2004, Mundo Afora é uma iniciativa que visa ampliar o debate sobre temas relevantes para o desenvolvimento nacional, algumas das edições anteriores trataram de temas como políticas de incentivo à inovação, políticas públicas de internacionalização de universidades, entre outros.

A edição nº14 documenta relatos de 27 países e suas práticas em educação profissional e tecnológica e permite o intercâmbio de ideias entre diferentes países, nos mais diversos contextos culturais, sociais e econômicos.

Leia um trecho do prefácio:

Entre as práticas mais importantes desenvolvidas na área, está o sistema de ensino dual alemão, que contempla a formação teórica, em salas de aula, e a prática, por meio de estágios em empresas.

Recorrente nos demais países de língua alemã, como a Áustria e a Suíça, o sistema também serve de inspiração e influência para outros países, como Espanha, México, Itália e Tailândia, conforme pode ser visto nos artigos sobre esses países.

Acesse aqui a publicação na íntegra.