Como estará o trânsito nas grandes cidades nos próximos dez anos e o que pode ser feito para que a experiência dos trajetos diários seja agradável e eficiente?

Foi pensando nisso que a Goodyear criou o Projeto Nomad, uma proposta de parceria com universidades para criar discussões em torno do tema. Foi proposto um desfio para os estudantes de pós-graduação em Design Estratégico do IED (Instituto Europeo di Design) e de graduação em Design do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) com o objetivo de se pensar em soluções inovadoras relacionadas à mobilidade, tendo como público-alvo os habitantes de metrópoles da América Latina. Com isso, a iniciativa busca antever possíveis cenários de como elas viverão e como se relacionarão com trabalho, tecnologia, sociedade e meio ambiente nos próximos dez anos.

Os alunos foram incumbidos de desenvolver projetos de modelos de negócios, produtos e serviços dentro deste contexto, considerando não apenas soluções para veículos, mas também à cadeia de serviços em mobilidade. Um ponto que teve de ser levado em conta é que estes projetos – sem o compromisso de levar novos produtos e serviços ao mercado – deveriam ser economicamente viáveis, além de considerar aspectos ambientais e sociais.