É com grande pesar que a Diretoria do Semesp comunica o falecimento do membro nato de seu Conselho da Presidência e uma das principais lideranças do setor do ensino superior privado, Prof. Gabriel Mario Rodrigues, ocorrido no último sábado, 9 de janeiro, em São Paulo. A missa de sétimo dia será celebrada na próxima sexta, 15, às 9h, na Paróquia São José JD. Europa, na Rua Dinamarca, 32, em São Paulo. A missa será transmitida ao vivo via Youtube.

Fundador da Universidade Anhembi-Morumbi e presidente do Semesp (1993 a 2004) e da ABMES (2005 a 2016), o Prof. Gabriel Mario Rodrigues foi um pioneiro e um dos responsáveis pela posição de relevância alcançada pelo ensino superior privado no país. Sua enorme capacidade de superar desafios e sonhar com o futuro caracterizou toda sua trajetória como mantenedor e como dirigente de entidades do setor, marcada pela ampliação dos horizontes que o segmento desejava construir e pelo estabelecimento de políticas públicas que permitissem ao Brasil projetar, através da educação, o desenvolvimento econômico e social do país em uma sociedade democrática e pluralista.

Dotado de um espírito criativo e empreendedor, o Prof. Gabriel percebeu com clareza os espaços a serem ocupados e utilizou-se da lógica empresarial para tornar mais profissionais as gestões das instituições de ensino superior, contribuindo decisivamente para aperfeiçoar o sistema educacional superior privado e ampliar o papel dessas instituições no panorama do ensino superior brasileiro.

No Semesp, foi responsável por uma série de conquistas. Ao assumir a presidência seu objetivo central foi desenvolver uma estrutura organizacional compatível com as novas exigências dos associados, que buscavam ampliar sua representação junto ao setor governamental e aumentar a qualificação e melhorar a qualidade das IES, o que permitiu à entidade contribuir para consolidar a credibilidade das mantenedoras.

Durante seu primeiro mandato foi adquirida a sede atual da entidade, no bairro do Ipiranga, e teve início a prestação de serviços de assistência jurídica, orientação educacional e a promoção de pesquisas, estudos e cursos, que lançaram as bases para que o Semesp diversificasse e aumentasse a qualidade dos serviços prestados aos associados, e se transformasse no que é hoje. Por sua iniciativa foram criados o Congresso de Marketing Educacional e também o FNESP – Forum Nacional do Ensino Superior Particular e o CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, que se tornaram os maiores eventos da América Latina nas suas especialidades.

Conciliador nato, dotado de grande sensibilidade social, o Prof. Gabriel foi responsável pelo estabelecimento de toda uma metodologia de negociações sindicais, sempre em busca da convergência e do equilíbrio em bases justas.

Na ABMES o Prof. Gabriel abriu espaços de interlocução com os órgãos oficiais, dando início a uma atuação política mais consistente, em articulação com o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, do qual foi um dos fundadores, além de desenvolver programas de apoio ao desenvolvimento acadêmico e administrativo das IES, incluindo a realização de cursos de capacitação virtuais.