A única instituição universitária bilíngue do Brasil irá formar sua primeira turma no final deste semestre. Localizada em Foz do Iguaçu, Paraná, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) começou a funcionar em agosto de 2010, com seis cursos de graduação e cerca de 200 alunos vindos do Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil. Hoje, já são oferecidas 16 graduações, duas pós-graduações e o número de matrículas subiu para 1.600; destes, 57% são alunos estrangeiros, de dez nacionalidades diferentes.

Com o objetivo de integrar principalmente os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), as línguas oficiais da instituição são o português e o espanhol, e todos os alunos passam por um ciclo básico com disciplinas sobre metodologia, América Latina e bilinguismo. Os brasileiros aprendem espanhol e vice-versa, e temáticas culturais da região permeiam todos os cursos, que também seguem as diretrizes nacionais do Ministério da Educação.

O ingresso dos brasileiros é pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e dos estrangeiros é feito através de processos seletivos realizados em seus países de origem, desde que tenham acordo com a Unila. Para abrigar tanta gente de fora, a instituição oferece 95 vagas na moradia estudantil e 740 bolsas para moradia, no valor de R$ 300.

O projeto da Unila prevê 40 cursos, 560 professores e 10 mil alunos, metade destes vindos de outros páises latino-americanos. Atualmente, só o corpo discente atinge essa meta, uma vez que, dentre os professores, a taxa de estrangeiros é de um quinto do total. Também espera para sair do papel o projeto da sede da instituição, desenhado por Oscar Niemeyer. A Unila opera provisoriamente no Parque Tecnológico Itaipu.