“A programação mental dos novos líderes e gestores do setor educacional precisa estar voltada para trabalhar com o futuro”, afirmou o presidente do Semesp, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, durante o FNESP

O presidente do Semesp, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, abriu nesta quinta-feira (26), o 21º FNESP – Fórum do Ensino Superior Particular Brasileiro, realizado no WTC, em São Paulo. Em seu discurso para uma plateia de mais de 700 mantenedores, gestores e especialistas do segmento do ensino superior, Hermes destacou que a tecnologia é aliada da educação e defendeu que os gestores educacionais precisam reconfigurar suas mentes, em consonância com o tema do evento, “Mudança de Mindset: Uma nova forma de pensar a Educação”.

Leandro Karnal abre 21º FNESP defendendo a aprendizagem contínua

“A tecnologia está pronta para ajudar na formulação e implementação de projetos integrados, que garantam às instituições de ensino superior baixar custos em algumas áreas para investir em qualidade na formação acadêmica e na transmissão de conhecimento, que cada vez mais é um processo de aquisição continuada e permanente pelos nossos alunos”, afirmou ele.

Segundo o Prof. Hermes Figueiredo, as IES precisam se adaptar às novas tecnologias em todas as áreas do conhecimento, atualizando conceitos e se conscientizando do alcance e dos benefícios dessas ferramentas. “Como educadores, temos de ser os primeiros a absorver e implantar as novidades, deixando os acadêmicos trabalharem pelas nossas instituições. Diariamente constatamos que eles estão se atualizando cada vez mais, e precisamos aproveitar esse potencial em beneficio das nossas instituições e do país”, disse fazendo referência à Revolução 4.0, tema do FNESP de 2018.

Em relação ao tema do evento deste ano, o Prof Hermes Figueiredo reforçou que os gestores educacionais devem repensar os modelos e formatos que vêm sendo adotados na educação, por meio de uma mudança de mentalidade que se faz premente diante dessas novas tecnologias.

Eric Mazur questiona avaliação no processo de aprendizagem

“O modelo mental pelo qual enxergamos, compreendemos e julgamos a realidade que nos cerca precisa ser transformado, para podermos ressignificar as nossas experiências e a percepção da realidade, e adotarmos um comportamento mais aberto à apreensão de novos conhecimentos e habilidades”, avaliou. “A programação mental dos novos líderes e gestores do setor educacional precisa estar voltada para trabalhar com o futuro. Precisamos saber usar a tecnologia como ferramenta de aperfeiçoamento da formação acadêmica e da busca do conhecimento”, finalizou.

O ministro da Educação Abraham Weintraub durante o primeiro dia do 21º FNESP

Presença do Ministro da Educação

O ministro da Educação Abraham Weintraub esteve presente na manhã de quinta-feira, 26, do 21º FNESP. Weintraub falou aos presentes logo após o discurso do presidente do Semesp, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, destacando o projeto do governo federal Future-se. “Nosso desafio é monstruoso. Temos metas a cumprir e vamos cumpri-las com o menor custo. O problema do ensino superior do Brasil é que gastamos uma fortuna com um grupo pequeno de pessoas”, afirmou questionando o tamanho do estado brasileiro. “O estado não pode fazer nada por vocês. O que vocês vão fazer por vocês mesmos?”, perguntou. “Não adianta fugir do futuro e da revolução tecnológica que está chegando ao ensino superior”, finalizou.