A presidente do Semesp e da MetaRed Brasil, Lúcia Teixeira, estará presente na 3ª Conferência Mundial de Educação Superior da Unesco, que acontecerá de 18 a 20 de maio, em Barcelona, na Espanha. Ela integrará a mesa “Reflexões e debates sobre a Educação Superior na América Latina”, na quinta (19), ao lado de representantes de outros países da América Latina e Caribe. Durante a sua participação, a presidente irá apresentar tópicos do documento de Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro.

Elaborado pelo Semesp, com a participação de renomados especialistas em educação pública e privada, o documento contempla propostas de sete áreas fundamentais para o sistema de educação superior: governança, regulação, avaliação, financiamento, educação profissional, formação de professores e ciência e internacionalização.

“A necessidade de apresentação urgente aos candidatos à presidência da República que disputarão as eleições neste ano no Brasil levou o Semesp a atualizar algumas das propostas contidas nas Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro, documento que propõe uma política pública de Estado para o setor, e não de governo, e que foi enviado como contribuição da entidade para esta 3ª Conferência Mundial da Educação Superior”, explica Lúcia Teixeira.

De acordo com a presidente, o objetivo do documento é sugerir e influenciar a formulação de políticas públicas que garantam ao ensino superior brasileiro maior eficácia e eficiência, a partir dos pilares da educação, da ciência e da internacionalização.

“A conferência busca o debate, a reformulação de ideias e de práticas no ensino superior para garantir o desenvolvimento da sociedade por meio da educação superior, algo que também está na essência do Semesp”, diz Lúcia Teixeira, que é também pesquisadora e doutora em Psicologia da Educação. Para ela, no mundo todo, a pandemia afetou desproporcionalmente os mais vulneráveis e expôs as desigualdades. “Trabalhar para fazê-las desaparecer será mais um dos nossos desafios. O mundo vive também uma crise de liderança, além de mazelas que afetam principalmente os países e as populações mais pobres. Nesse encontro mundial da educação superior da Unesco, conversação global com os líderes dos diversos países, vamos enfatizar a cooperação para superar as desigualdades”, pontua a presidente do Semesp.

Em outubro de 2021 e fevereiro de 2022, Lúcia Teixeira já havia participado de dois webinares promovidos  pela RealCup e pela Unesco-IESALC com especialistas e líderes latino-americanos com o objetivo, respectivamente, de apresentar o Panorama do Ensino Superior nos Países da Realcup, produzido pelo Instituto Semesp, e discutir contribuições sobre os dez eixos temáticos que serão abordados durante a conferência:

– Impacto da Covid-19 na Educação Superior;
– Educação Superior e Desenvolvimento Sustentável;
– Inclusão na Educação Superior;
– Qualidade e Pertinência dos Programas;
– Mobilidade Acadêmica na Educação Superior;
– Governança na Educação Superior;
– Financiamento na Educação Superior;
– Produção de Dados e Conhecimentos;
– Cooperação Internacional para Melhorar Sinergias;
– Os Futuros Possíveis da Educação Superior.

A 3ª Conferência Mundial de Educação Superior da Unesco tem como tema “A Reinvenção da Educação Superior para um Futuro Sustentável”. Antes da realização da conferência, o Semesp enviou para os organizadores como forma de contribuição ao evento o documento Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro, cujo propósito é servir como referência para que os agentes públicos e privados possam instituir políticas públicas que fomentem a dinâmica e a organização do sistema de ensino superior do Brasil.