A presidente do Semesp e da MetaRed Brasil, Lúcia Teixeira, durante webinar promovido pela Unesco

A presidente do Semesp e da MetaRed Brasil, Lúcia Teixeira, participou nesta quarta (23), do webinar “Produção de dados e conhecimentos”, promovido pelo Instituto Internacional para Educação Superior na América Latina e Caribe da Unesco como parte da programação da terceira Conferência Mundial de Educação Superior da Unesco, que será realizada entre os dias 18 e 20 de maio, em Barcelona, na Espanha. O objetivo da conferência é reformular ideias e práticas da educação superior para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta e da humanidade.

Desde outubro do ano passado, a Unesco vem realizando webinares sobre os pontos principais que serão debatidos e discutidos durante a conferência, de governança à financiamento estudantil, de cooperação internacional à qualidade do ensino. No evento desta quarta, os palestrantes debateram sobre a importância da produção e divulgação de dados confiáveis para o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas para o ensino superior.

O diretor do Instituto Internacional para Educação Superior na América Latina e Caribe da Unesco, Francesc Pedró, destacou no início do webinar a transversalidade do tema produção de dados, apontando que sua discussão é importante para o melhor entendimentos de outros tópicos ligados à educação superior. “Os dados se tornam evidências e são fundamentais para estabelecer projeções, tanto de onde viemos e estamos como para onde queremos ir”, avaliou ele. “Os dados são importantes para traçar conexões e proporcionar análises e avaliações comparativas para que os países possam entender melhor o seu contexto e criar políticas públicas para sanar as lacunas que impedem o desenvolvimento da educação superior”, defendeu.

Palestrantes do webinar “Produção de dados e conhecimentos”, promovido pelo Instituto Internacional para Educação Superior na América Latina e Caribe da Unesco

Em sua fala, a presidente do Semesp e da MetaRed Brasil, Lúcia Teixeira, afirmou que “dificilmente uma universidade poderá ser relevante e ter impacto social sem investigar as demandas da sociedade”. “A geração de dados permite novos conhecimentos, análises do entorno e tomadas de decisões qualificadas”, acrescentou desejando que, no futuro, haja uma maior ampliação de informações e disseminação de conhecimentos relevantes para ampliar o acesso ao ensino superior e equidade de oportunidade para todos.

Em relação às principais motivações para a produção de dados, Lúcia apontou que a transformação digital é um processo que exige planejamento por parte das universidades. “A geração de dados via Big Data, Inteligência Artificial e Algoritmos é urgente, pois qualifica a gestão, a tomada de decisões, permite flexibilidade e personalização do aprendizado, além de induzir a melhora da performance acadêmica e administrativa. A tecnologia que está à disposição passa a ser uma aliada na transformação da instituição”, disse ela durante o webinar.

Lúcia destacou ainda a importância do papel de entidades como o Semesp e a MetaRed Brasil para a conscientização da importância e necessidade da produção de dados. “Acredito que, na próxima década, organizações como o Semesp e a Metared continuarão a ser imprescindíveis para colaborar de forma efetiva para que as instituições de ensino superior possam avançar e qualificar processos de transformação digital e de geração de dados e conhecimento que tenham impacto nas suas áreas acadêmicas e administrativas”, pontuou.

Além de Lúcia Teixeira, participaram do evento como palestrantes o chefe do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Políticas da Universidad del Pacífico, do Peru, César Guadalupe; o vice-ministro de Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação Superior da República Dominicana, Genaro A. Rodríguez Martínez; o diretor do Grupo SCImago, da Espanha,  Félix de Moya Anegón; e o vice-presidente de Redes Estratégicas Globais da Elsevier para a América Latina, Dante Cid