No próximo dia 17 de junho, a MetaRed realizará virtualmente o evento “Mulheres que transformam o mundo da Educação Superior”, que pretende ser um espaço para conhecer experiências e pontos de vista sobre o papel da mulher na transformação digital no universo da Educação Superior.

A presidente do Semesp e da MetaRed Brasil, Lúcia Teixeira, primeira mulher a assumir a entidade e a rede, será umas das participantes da primeira parte do evento, um painel sobre “Governança e Mulheres: experiências de presidentes e reitoras”. Ela foi convidada para falar sobre sua experiência pessoal, a participação das mulheres brasileiras no mercado de trabalho, incluindo a Ciência e a Tecnologia.

Lúcia afirma que uma das faces da responsabilidade social das instituições universitárias é a de contribuir para a eliminação das disparidades sociais e regionais existentes no País, por meio da formação de cidadãos críticos e profissionais capazes de atender às exigências da sociedade, superando preconceitos. Na sua fala, ela deve ainda responder às mudanças provocadas pelos avanços da ciência e contribuir para a construção e a disseminação dos conhecimentos.

Além de Lúcia Teixeira, participam do painel: Esther Giménez-Salinas i Colomer, presidente de honra da MetaRed e diretora da Cátedra de Justicia Social y Restaurativa de la Universidad Ramon Llull; Cecilia Paredes, presidente da Red CEDIA y MetaRed Ecuador e reitora da Escuela Superior Politécnica del Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL); e Ana Costa Freitas, presidenta MetaRed Portugal e reitora da Universidad de Évora.

O evento ainda trará uma discussão sobre o papel da mulher na transformação digital na educação super iberoamericana, com a participação de várias mulheres que coordenam grupos de trabalho na MetaRed e assumem funções de gestão na área de TI de IES.

O evento, que será realizado às 12h horário de Brasília, é uma ação da primeira Rede Iberoamericana de Mulheres TIC da MetaRed.

Saiba mais sobre o evento