Lúcia Teixeira, presidente do Semesp, foi uma das participantes da abertura do 2º Seminário O Admirável Mundo Novo da Educação Superior, do Consórcio Sthem Brasil

Teve início nesta quarta, 17 de novembro, o 2º Seminário O Admirável Mundo Novo da Educação Superior, evento realizado de forma virtual pelo Consórcio Sthem Brasil em parceria com o Semesp. A abertura do seminário contou com as falas do presidente do Consórcio Sthem Brasil e diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, Fábio Reis; do reitor Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão; da conselheira da Presidência da Arizona State University, Minu Ipe; de Carla Diez de Marina, representante da Tec. de Monterrey; e da presidente do Semesp, Lúcia Teixeira.

Confira a cobertura completa do seminário no site do Sthem Brasil

Fábio Reis abriu o evento citando que a Universidade de Coimbra, em Portugal, tem mais de 700 anos de história e tem conseguido ser uma instituição de ensino resiliente e aberta a iniciativas de inovação. “A Universidade de Coimbra possui uma história muito bonita; ela não abdicou de sua identidade ao longo dos anos, mesmo estando conectada a outras instituições”, lembrou destacando também a inovação em outras IES parceiras do Consórcio Sthem, como a Arizona State University, nos Estados Unidos, e a Tec. de Monterrey, no México.

Em seguida, Amílcar Falcão reforçou o potencial do Consórcio Sthem, que atualmente representa mais de 1 milhão e 700 mil estudantes e 35 mil docentes, destacando que esse potencial existe graças à ligação entre as IES participantes. Falcão elogiou a temática do evento, que abraça uma nova visão do ensino superior em que as instituições de ensino são capazes de serem mais dinâmicas e adaptáveis às mudanças.

“As IES precisam olhar para o futuro, não somos mais os mesmos da pré-pandemia, as necessidades das novas gerações de estudantes são diferentes, os novos estudantes querem ter mais experiências e vivenciar as soluções. As IES precisam evoluir e se adaptar a isso com a ajuda da capacidade tecnológica e da inovação pedagógica”, declarou Falcão.

Minu Ipe afirmou que esse é um momento importante para pensar a inovação e os desafios que o ensino superior está enfrentando. “Precisamos utilizar essa crise para repensar a educação superior, reimaginando a tecnologia para agregar novos valores às instituições de ensino, seja para atender as necessidades dos estudantes, seja para mudar o paradigma dos educadores, desenvolvendo neles novas habilidades”, defendeu. “As instituições de ensino devem ser espaços para os estudantes se desenvolverem. Para isso, as IES precisam repensar sua cultura em relação à inovação”.

Carla Diez apontou que um dos desafios atuais é transformar o corpo docente e o mundo acadêmico de forma geral. Ela reforçou a importância de participar de consórcios como o Sthem Brasil. “É responsabilidade das IES antecipar as mudanças e mudar a própria educação. Somos nós que iremos definir o futuro das IES e do ensino superior, e essa é uma responsabilidade muito grande”, disse. “Esse momento de crise é o melhor para mudarmos a história da educação. Precisamos aproveitar essa oportunidade”.

A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, encerrou a abertura do 2º Seminário O Admirável Mundo Novo da Educação Superior afirmando que acredita que a educação do futuro, personalizada e híbrida, é resultado de uma construção coletiva, com boas práticas de inovação, transformação institucional e foco nas novas tendências que surgem a cada instante.

“Estamos aqui para refletir, juntos, sobre o contexto atual e redefinir nossa atuação em meio a essas transformações. É nosso papel, diante das influências que essas mudanças trazem, nos colocar cada vez mais como espaços de formação de profissionais e cidadãos”, afirmou. “Durante o seminário, vamos discutir a relevância social do ensino superior e seu papel transformador. E identificar como a educação superior pode colaborar com a resolução dos problemas sociais e atuar em parceria com organizações públicas e privadas para atender às demandas da sociedade”, concluiu Lúcia.

Confira a cobertura completa do seminário no site do Sthem Brasil