Lúcia Teixeira participa do painel Formando de Maneira Geral, em fórum internacional que aconteceu em Valência, na Espanha

A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, participou nesta quarta, 10, de um painel sobre formação ao longo da vida durante o V Encontro Internacional de Reitores Universia, que aconteceu em Valência, na Espanha. Em sua fala, Lúcia Teixeira, também representando a Unisanta, destacou que um dos papéis do educador é orientar os estudantes para transformar a sociedade, contribuindo para a superação de desafios econômicos e sociais.

Lúcia Teixeira reforçou que aprender não é uma atividade ou um lugar, é uma força: “É descobrir nos alunos capacidades que eles nem imaginam ainda ter para que possam cuidar de si, dos outros, desse mundo com tantas desigualdades sociais, conflitos, ameaças às democracias e ao meio ambiente”, disse.

Em relação à educação contínua, ela apontou que a aprendizagem deve estar presente em toda a vida. “Isso implica também em aprender a conviver bem com a tecnologia, algo importante para o futuro do trabalho e para uma formação crítica de cidadania digital. Alfabetização digital implica o uso responsável das tecnologias”, reforçou.

“O debate deve levar a ações efetivas para que os estudantes estejam preparados para atuar e transformar o mundo. O pensamento crítico e a imaginação podem trazer uma reestruturação cognitiva, com a liberdade intelectual de aprender com os erros”, acrescentou. “A educação problematizadora exige colaboração, transcender os limites disciplinares para encontrar soluções viáveis e criativas, desaprender de certos padrões rígidos e preconceitos. Há várias universidades trabalhando experiências nessa linha. Na universidade cada vez mais convivemos com um público intergeracional e intercultural e essa realidade deve ser a tônica de uma sociedade inclusiva”, concluiu.

Além de Lúcia Teixeira, participaram do painel Formando de Maneira Geral Joan Guàrdia Olmos, reitor da Universitat de Barcelona (UB – Espanha); Edward Embrecht, reitor da Universid Peruana de Ciências Aplicadas (UPC- Peru); e Alexandra Brandão, responsável global de recursos humanos do Grupo Santander (Portugal).