Lúcia Teixeira, presidente do Semesp e da Metared Brasil, falou no colóquio Mulheres que transformam o mundo da Educação Superior

Lúcia Teixeira, a primeira mulher a assumir o cargo de presidente do Semesp e da MetaRed Brasil, foi uma das líderes que falou sobre o papel das mulheres na área TIC durante o colóquio internacional “Mulheres que transformam o mundo da Educação Superior”, nesta quinta (17). Ela participou da primeira parte do evento, um diálogo sobre governança e mulheres com quatro reitoras de países ibero-americanos, cujo objetivo foi discutir como aumentar o papel da mulher em carreiras da área TIC (tecnologia da informação e comunicação).

Durante sua fala, Lúcia Teixeira destacou que a participação feminina em áreas TIC aumentou cerca de 60% nos últimos anos, mas que os homens ainda dominam as profissões tecnológicas. “Se esse crescimento continuar, no entanto, a participação das mulheres nessas áreas deve superar a dos homens nos próximos 10 anos”, adiantou citando que as mulheres são maioria nas universidades no Brasil, ocupando 57% das vagas. “Nos cursos de engenharia, essa participação cai para 27% e nos cursos de tecnologia, 14%”, lamentou ela.

Para Lúcia, apesar da participação das mulheres nas áreas TIC estar crescendo, ainda há um longo caminho a ser percorrido, principalmente porque existe um histórico cultural e social muito grande no Brasil que não considera profissionais tecnológicas como ideais para mulheres. “Precisamos caminhar para uma conscientização maior que abra espaço para mais diversidade e igualdade de gênero nessa área”, defendeu Lúcia Teixeira.

“O empoderamento gera autonomia e é fundamental para que as mulheres desenvolvam competências e habilidades nessas áreas”, destacou. “É uma questão de responsabilidade e comprometimento social das instituições de ensino superior apoiar as novas gerações para que alcancemos a igualdade de gênero, na oferta de trabalho e também no que se refere à remuneração, nas áreas TIC. É um contrassenso que ainda tenhamos que lutar por mais diversidade e igualdade nos dias de hoje”.

Além de Lúcia Teixeira, participaram do painel: Esther Giménez-Salinas i Colomer, presidente de honra da MetaRed e diretora da Cátedra de Justicia Social y Restaurativa de la Universidad Ramon Llull; Cecilia Paredes, presidente da Red CEDIA y MetaRed Ecuador e reitora da Escuela Superior Politécnica del Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL); e Ana Costa Freitas, presidenta MetaRed Portugal e reitora da Universidad de Évora.

O evento ainda trouxe uma discussão sobre o papel da mulher na transformação digital na educação superior iberoamericana, com a participação de várias mulheres que coordenam grupos de trabalho na MetaRed e assumem funções de gestão na área de TI de IES, entre elas a brasileira Silvia Amélia Bim, do Programa Meninas Digitais.

O colóquio “Mulheres que transformam o mundo da Educação Superior” foi a primeira ação da Rede Iberoamericana de Mulheres TIC da MetaRed, que pretende ser um espaço para conhecer experiências e pontos de vista sobre o papel da mulher na transformação digital no universo da Educação Superior.