Os caminhos para implantar uma cultura empreendedora e as perspectivas para transformar as IES em instituições empreendedoras foi o tema da Sessão 2, do 14º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, com a apresentação de cases de Flávia Feitosa, diretora de Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário Senac e Joel Shulman, professor de empreendedorismo no Babson College, em Boston (EUA).

Ganhador do Prêmio de Educação Empreendedora Brasil 2011, o sucesso do Senac tem tudo a ver com a criação de uma marca institucional que prioriza três linhas formáticas: curiosidade científica e autonomia; empreendedorismo e vivência profissional; ética e cidadania. “Estimulamos os nossos alunos a empreender praticando em laboratório por meio de competições”, disse Flávia. Segundo ela, hoje,“toda empresa tem de ter espaço para o empreendedor, não só para alcançar sucesso econômico como também ambiental e social.”

Em seis meses de trabalho na criação do projeto Banco de Ideias, os alunos do Senac apresentaram 1.600 ideias e 100 delas estão sendo desenvolvidas. Tem ainda os Jogos Educacionais que, segundo pesquisa interna realizada, é o projeto de maior motivação dos alunos. “Os jovens cada vez mais preferem os jogos pela interatividade e temos um programa onde o aluno compra um hotel, faz um leasing, e tem de tomar várias decisões. O ganhador é aquele que apresentar o melhor resultado em gestão do negócio”, explicou Flávia.No entanto não basta formar alunos com espírito empreendedor. “É preciso formar nossos professores e o Senac fez uma parceria com o Babson College, encaminhando 50 docentes para inovar o aprendizado de empreendedorismo”.

Joel Shulman lembrou a história dos 100 anos do Babson College, fundado por Roger Babson, que acreditava na criação de algo novo em benefício do mundo. Inicialmente a escola era em tempo integral e reunia filhos dos amigos que iam se preparar para continuar a gerenciar os negócios da família. “Hoje temos 3 mil alunos no mundo, em mais de 100 países e muitos alunos brasileiros”, enumerou Shulman.

O diferencial empreendedor do Babson College é preparar os jovens para quando a oportunidade surgir ser aproveitada e firmar parcerias com outras instituições de ensino mundiais. Pensando isso a instituição desenvolveu a Academia de Empreendedores que envolve vários professores de diversas disciplinas para discutir formas de empreender; o Simpósio de Formação de Empreendedores, onde docentes visitam mais de 70 países, sem ganhar nada por isso, para ensinar, a quem quiser, o empreendedorismo. Tem ainda um programa de Gestão de Calouros, que financia o aluno a criar sua própria empresa e produtos diferenciados. E, por fim, um Centro Empreendedor Setorial que tem formado engenheiros qualificados em empreendedorismo que já concorrem com formandos de instituições como Harvard, MIT e Stanford University.