Para os jovens brasileiros, as instituições de ensino superior estão superando expectativas quando o assunto é a preparação para o mercado de trabalho. É o que constatou a pesquisa realizada pela Page Talent, consultoria com foco em processos seletivos para trainees e estagiários.

Dos estudantes respondentes, 59% acreditam que a qualificação e a preparação adquirida na faculdade são suficientes para deixarem os alunos seguros quando participam de recrutamentos profissionais. Entre as características apontadas como diferenciais nas instituições estão a estrutura das disciplinas e o foco na carreira, matérias práticas, eventos (como feiras de recrutamento) e empresas juniores.

Contudo, a percepção de alguns jovens é diferente, 20% acreditam que a instituição preparou bem, mas que o conhecimento foi mais técnico e pouco concentrado na prática. Outros 21% afirmaram que os conteúdos eram muito teóricos, o que dificulta a aplicação no mercado de trabalho.

A pesquisa foi promovida pela Page Talent por meio de questionário on-line, em que participaram 518 Jovens de 18 a 24 anos.