Lançamento a pesquisa Os sentimentos que permeiam os estudantes em cada etapa da jornada acadêmica

O Semesp lançou nesta quinta, 11, a segunda pesquisa da série O que os alunos realmente pensam sobre o ensino superior?, realizada em parceria com a plataforma Workalove. O tema da segunda pesquisa é Os sentimentos que permeiam os estudantes em cada etapa da jornada acadêmica, cujos resultados foram apresentados pela CEO e Founder da Edtech Workalove, Fernanda Verdolin.

O objetivo específico deste segundo levantamento foi entender os sentimentos dos estudantes em cada etapa da jornada acadêmica, passando pela fase inicial de ingresso, os desafios do aprendizado, atividades extracurriculares, estágios, avaliações até a conclusão com a conquista do diploma. “São dados que trazem vários insights relevantes sobre os alunos matriculados no ensino superior”, apontou Fernanda durante o lançamento.

“Alguns desses dados são alarmantes porque eles apontam caminhos para pensarmos o que está acontecendo com a jornadas dos estudantes e por que temos um problema de aderência tão grande, com altos índices de estudantes desistindo dos cursos”, afirmou Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp que fez uma série de comentários sobre a pesquisa durante a apresentação. Segundo ele, existe desde a expectativa do aluno em relação à jornada até questões financeiras que vão além do mero financiamento da mensalidade.

Lívia Ramazoti Chanan, consultora acadêmica da Workalove, também participou do lançamento comentando os resultados da pesquisa.

Confira apresentação da pesquisa na íntegra

Entre algumas das principais conclusão apresentadas pela pesquisa estão:
– As expectativas dos alunos ao ingressar no ensino superior estão relacionadas a conseguir um emprego, trabalho e renda;
– Não conseguir um emprego na área é o principal medo entre os estudantes da graduação, dos calouros, veteranos e  concluintes;
– 41% dos concluintes já pensaram em desistir do curso, índice maior do que dos calouros (26%) e veteranos (36%);
– Os problemas financeiros são o principal motivo relacionado ao pensamento de desistir do curso para calouros, veteranos e concluintes;
– Ainda em relação à desistência do curso, no caso dos concluintes, 13,8% citaram questões como saúde física e mental;
– Com o passar do curso, o aluno vai perdendo a percepção de valorização do diploma, com um maior índice de alunos concluintes (51,7%) concordando que o diploma de ensino superior não é valorizado, contra 46,2% de veteranos e 39,9% de calouros que acreditam no mesmo;
– Apesar dos veteranos serem mais críticos em relação ao diploma e à importância da graduação, a percepção geral de que a graduação é indispensável é muito alta em todos os grupos;
– Mesmo com críticas, a maioria absoluta em todos os grupos acredita que o investimento na faculdade está valendo a pena.

Os temas das próximas três pesquisas que serão realizadas são:
Por que o ensino superior não é a principal fonte de formação de profissionais de TI?;
Qual o modelo ideal de IES na visão dos estudantes?;
Conheça as motivações dos estudantes para ingressar no Ensino Superior em 2024.

Confira apresentação da pesquisa na íntegra