A Universidade de São Paulo (USP) acaba de lançar mais um curso em parceria com o Veduca, plataforma brasileira de cursos massivos on-line (MOOC, na sigla em inglês). O novo curso “Escrita científica: produção de artigos de alto impacto”, foi idealizado pensando em pesquisadores e alunos de pós-graduação.

As vídeo-aulas são apresentadas pelo professor Valtencir Zucolotto, coordenador do grupo de nanomedicina nanotoxicologia GNano do Instituto de Física de São Paulo, da USP, e abordam temas como as formas de produzir um bom título, abstract, citar autores, escrever bem em inglês e não cometer erros comuns aos não nativos desta língua. Além de explicar também como submeter artigos a revistas científicas. O curso é formado por 8 aulas on-line com pequenos questionários e redações para fixar o conteúdo aprendido.

A USP já possui 17 cursos gratuitos disponíveis na plataforma, entre eles, dois possuem certificados de conclusão. Outras instituições de ensino superior brasileiras também já aderiram ao Veduca, como a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).