Evgeny Afineevsky, Jandaraci Araujo e Marcus Barão abriram o primeiro painel do projeto Diálogos Contemporâneos discutindo o tema liderança

O Semesp abriu nesta terça (17) o primeiro painel do projeto Diálogos Contemporâneos. Realizado em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva e o Centro Universitário Facens, com o apoio de mais uma dezena de IES, o projeto tem como objetivo engajar os estudantes do ensino superior a discutir temas importantes e que demandam mudanças urgentes.

“Esse é um momento especial para o Semesp porque a comunidade acadêmica precisa debater esses temas extremamente relevantes que estão às nossas vistas. Nós precisamos liderar esse processo para causar impacto e ajudar na construção de um mundo melhor”, afirmou Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp na abertura do evento.

“Queremos com o projeto influenciar mais e mais pessoas a terem uma atitude cidadã e uma mentalidade sistêmica. Isso é importante porque estamos vivendo nessa década que será fundamental para determinar o futuro das gerações que virão. As IES podem liderar esse movimento de transformação”, explicou Thais Beldi, do Centro Universitário Facens.

Liderança consciente

No primeiro painel do projeto, participaram da conversa sobre liderança a executiva do mercado financeiro Jandaraci Araujo e o diretor/produtor indicado ao Emmy e Oscar, Evgeny Afineevsky. O bate-papo foi mediado pelo presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil, Marcus Barão. O objetivo desse primeiro debate foi abrir um diálogo sobre a importância do desenvolvimento de um olhar sistêmico para a formação de líderes conscientes, inspiradores e preparados para promover mudanças positivas e de caráter igualitário.

Marcus Barão iniciou o painel destacando a trajetória inspiradora dos convidados . “São pessoas que não só falam, mas inspiram por aquilo que fazem”, disse ele antes de abrir a palavra para Jandaraci Araujo e Evgeny Afineevsky e perguntar a eles qual o papel de uma liderança e como um líder pode ocupar espaços diferentes na sociedade.

“Cada pessoa pode ser um agente de transformação”, começou Jandaraci Araujo. “É preciso desmistificar o conceito de liderança e o que é ser um líder. Não existe trajetória fácil e simples, todos enfrentamos altos e baixos, então é preciso se transformar para transformar o mundo”, apontou ela lembrando que seu percurso como líder não serve de parâmetro para balizar a ideia de meritocracia.

Mulher negra que começou como ambulante sempre enfrentando o racismo estrutural no Brasil, Jandaraci explicou que ser líder é a construção de uma essência, um legado e um propósito. “Meu papel como liderança é inspirar, minha história impacta as pessoas aos meu redor. Ser líder é ir além da ideia de ocupar um espaço de destaque nacional ou internacionalmente”, pontuou. “O papel da liderança transcende a percepção tradicional do que é ser líder. Basta alavancar projetos pequenos e transformar por meio de pequenos gestos, ser um microinfluenciador”.

Na sua fala, Jandaraci Araujo ainda defendeu que a educação é o maior agente transformador. “Precisamos educar as pessoas para serem cidadãs e tomarem decisões positivas coletivamente. Precisamos ensinar as pessoas a dialogar e aprender o poder maravilhoso da escuta”, finalizou.

Os líderes do futuro

Diretor do documentário “Francesco”, sobre o Papa Francisco, Evgeny Afineevsky falou que a sociedade precisa aprender com os seus erros e destacou que todos os seus filmes se caracterizam pelos três As: ativismo, advogar e agir. “O Diálogos Contemporâneos é um projeto importante porque é voltado para os jovens que serão os líderes do futuro, os próximos líderes políticos”, avaliou. “Não importa de onde você vem, você precisa acreditar em si mesmo e continuar acreditando no que você está fazendo”.

Segundo Evgeny Afineevsky, é fundamental que os líderes do futuro sejam educados sobre temas importantes para que a sociedade seja mais igualitária e segura para todos. “Nossos jovens precisam ser educados com os valores corretos para termos um mundo mais estável no futuro”, continuou. “Ninguém nasce líder, então é preciso pensar nas lições aprendidas, reavaliar ações e tomar decisões importantes sobre o que nós queremos deixar pra trás enquanto sociedade. Esse é o momento para construirmos uma ponte melhor para o nosso futuro”.

Confira o primeiro painel está disponível na íntegra

Realizados mensalmente, os próximos painéis do Diálogos Contemporâneos abordarão crises econômicas, aumento da pobreza e da fome; gênero e diversidade; mudanças climáticas; e crise dos refugiados. Saiba mais sobre o projeto com as datas dos painéis aqui.