CARTA AO LEITOR | Edição 207

Dezenove milhões de brasileiros que têm o ensino médio completo desejam fazer um curso superior. De todos os que estariam hoje aptos a ingressar em universidades e faculdades, 90% acreditam que estudar é fundamental para progredir na vida e na carreira. Estas talvez sejam as melhores notícias que o estudo inédito realizado pelo Instituto Data Popular a pedido do Semesp traz ao mundo educacional.

Mesmo com todos os problemas regulatórios e travas para sua abertura e desenvolvimento, a educação assumiu um lugar de relevância entre os valores da população. Essa consciência, temos certeza, está muito ligada à ação das IES privadas, que especialmente nas últimas duas décadas abriram caminho para que aqueles que nunca haviam sonhado em graduar-se chegassem às universidades.

Agora, mais do que nunca, é hora de essa oferta ajustar-se às necessidades de um mercado que pede mais inovação, qualidade e adequação às demandas atuais. Um mercado que parece sinalizar que o caminho dos cursos tecnológicos, de resposta mais rápida para o desejo de ascensão dos jovens, está aberto a quem identificar onde estão as oportunidades.

Se resolvermos os problemas de regulação de modo a permitir que as IES ofereçam seus cursos de forma mais ágil, esse pode ser um caminho para ajudar a recuperação do país no curto prazo. Somada a esse fator, a inserção da tecnologia da informação às decisões sobre gestão estratégica das instituições, tema sobre o qual o Semesp vem trabalhando, deverá ser vital para termos respostas mais adequadas às crescentes demandas educacionais da sociedade brasileira.

Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp