Fonte: Universia

Compreender o que é a sala de aula invertida e aplicar a metodologia de maneira eficaz para os alunos e para o professor pode ser mais simples do que parece. O ex-diretor do Departamento de Ensino do IME e professor da instituição, Gabriel Elmôr Filho, explica que, nesse modo de ensinar, o aluno se torna um dos principais agentes de seu próprio aprendizado.

“Na Sala de Aula Invertida, o aluno participa ativamente de seu aprendizado, em vez de somente receber de forma passiva o conteúdo exposto pelo professor. No entanto, o ambiente deve ser conduzido pelo professor para que os objetivos sejam alcançados. Atualmente, é uma das principais metodologias ativas de ensino”, explica Elmôr Filho.

De acordo com o especialista, um dos principais pontos dessa metodologia é o fato de o aluno ter acesso ao conteúdo antes da aula. Essa inversão dá mais segurança para que ele interaja com o professor e com os colegas, verticalizando o aprendizado.

Com isso, a figura do professor sofre mudanças, afirma o especialista. “O professor passa a conduzir mais a aprendizagem, em vez de somente ensinar o conteúdo”. Em contrapartida, o aluno se torna mais responsável.

Leia aqui a matéria na íntegra.