Instituição apresenta a pré-vestibulandos características e benefícios de diferentes profissões e ganha novos alunos

por Juliana Duarte

174_42

Com o objetivo de orientar os jovens que estão prestes a optar por uma profissão na hora de realizar um vestibular, a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), campus Juiz de Fora (MG), lançou mão da realização de uma feira de profissões. Iniciado em 2010, o evento já é programação consagrada no calendário da instituição que recebe alunos do ensino médio de diversas escolas estaduais da região. “O objetivo é apresentar as principais características de cada curso, mostrar detalhes da formação e do mercado de trabalho, além de oferecer o espaço físico da universidade para o desenvolvimento de oficinas nos laboratórios”, explica Paulo Morse, diretor-geral da Universo.

A Mostra de profissões – indicando caminhos envolve ainda professores, funcionários e os próprios universitários da Universo para ajudar os pré-vestibulandos a decidirem que curso escolher. “Todos se envolvem com a causa e demonstram muito empenho em apresentar o futuro que espera os jovens estudantes”, comemora Morse. A última edição, no final de 2012, contou com a participação de 200 universitários de todos os cursos.

Além de promover rodadas de bate-papo, foi disponibilizada a realização de testes vocacionais, orientação para a elaboração de currículos, entre outras atividades de vivência na futura profissão e debates. O evento reuniu cerca de 450 jovens matriculados em escolas estaduais. “O saldo foi positivo, tanto pela mobilização da comunidade acadêmica quanto pelo grande número de visitantes e pela alta qualidade do atendimento prestado. Pudemos comprovar isso com o retorno que tivemos dos visitantes”, diz Morse. De fato, o número de inscritos no vestibular tem crescido exponencialmente nos últimos anos, embora o índice não possa ser atrelado apenas ao resultado do evento. A instituição estima que cerca de 11% dos participantes da feira se matricularam posteriormente em algum curso.