A Faculdade Zumbi dos Palmares (Fazp) lança hoje, através de seu departamento de Direito, o primeiro Núcleo de Combate ao Racismo de uma faculdade brasileira. O objetivo é ser um centro de coleta e sistematização de denúncias de racismo e discriminação na cidade de São Paulo.

Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, criado pela Organização das Nações Unidas em referência ao Massacre de Sharpeville. Em razão da data, a Fazp também organiza, junto com a Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, a entrega da Medalha do Mérito Cívico Afro Brasileiro, que agracia autoridades e personalidades que trabalham pela inserção do negro na sociedade brasileira.

O Núcleo terá uma equipe interdisciplinar composta de professores do Direito, pesquisador, advogados, sociólogo, antropólogo, alunos e ex-alunos, e irá orientar e interpor ações criminais e administrativas em atendimento à população carente. Funcionará de segunda à sexta, das 14 às 20 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas, no campus da Fazp, que fica na Av. Santos Dumont, 843, Armênia, São Paulo.

A instituição se atenta para a inclusão dos afrodescendentes no ensino superior, num cenário em que, de acordo com o Censo do Inep de Educação Superior de 2012, apenas 187.576 dos matriculados na graduação se autodeclaram negros, de um total de mais de 7 milhões de matrículas. No curso de Direito da Fazp, 87% dos alunos se declaram negros.