O Google anunciou na última semana o lançamento de um aplicativo que pretende facilitar o trabalho de professores e tornar suas interações com alunos mais rápidas e eficientes. Nomeado de Classroom, será parte do pacote Google Apps for Education, já utilizado por instituições como Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), University of Notre Dame, Monash University e outras.
A aplicativo unirá Google Docs, Drive e Gmail de forma a ajudar na organização de trabalhos e melhorar comunicação entre docentes e estudantes. Os professores poderão criar documentos e compartilhá-los diretamente com toda a sala, além de acompanhar o andamento das lições de casa, o que possibilita um feedback imediato e economiza tempo, deixando o horário da aula disponível para atividades mais interativas.
Até setembro, a ferramenta deve estar disponível, em 40 idiomas, para todas as instituições e escolas que utilizam o Google Apps for Education, que é gratuito. Até lá, os interessados em testar o produto podem se inscrever no site https://classroom.google.com/signup. O Google já selecionou algumas escolas para experimentarem o aplicativo, mas está aberto para colaboração e correção de defeitos.