É com imenso pesar que o Semesp comunica o falecimento de uma das principais lideranças do ensino superior de São Paulo, o mantenedor da UniBr e 2º Vice-Presidente da entidade, Valdir José Lanza, ocorrido neste sábado (23), em Santos/SP.

A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, registrou seu pesar destacando a memória do “querido irmão e amigo, companheiro em tantas jornadas, grande empreendedor educacional, educador e publicitário, realmente uma pessoa do outro mundo, sempre à frente! Era um grande companheiro no Semesp, querido por todos e unindo forças há muitos anos pelas causas educacionais!  Nossas famílias estiveram sempre juntas em muitas lutas pela Educação. Valdir fez uma passagem para continuar sua grande missão de generosidade e avanço em prol do planeta. Nossas orações e vibrações de Luz e conforto para sua família, pedindo a Deus forças para esse momento tão difícil. O Semesp e a Educação do Brasil estão de luto, mas com a certeza de que Valdir continua eterno com seus ideais de evolução e inclusão para todos”.

Publicitário, formado pela Universidade Católica de Santos e pós-graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Valdir Lanza era também Mestre em Ciência da Administração Educacional pela Wisconsin International University, dos EUA.

Presidente da União Brasileira Educacional (UNIBR), mantenedora da Faculdade de São Vicente, ocupou vários cargos ao longo de diversas diretorias do Semesp e foi membro do Conselho de Administração da ABMES. Foi fundador e é sócio-diretor, desde 2007, da Educa Comunicação Educacional, em São Paulo, e também da Agência Êxodo, em Santos/SP.

Paulistano da Mooca, aos seis anos Lanza foi morar em Santos, em 1971, com seus pais Victório Lanza Filho e Maria Ottilia Pires Lanza, que atendendo ao convite do tio, Walter José Lanza, montaram com mais dois sócios a Aelis, faculdade em Cubatão, iniciando a trajetória educacional da família Lanza na Baixada Santista. Seu pai já havia atuado no setor, como sócio da antiga faculdade do Morumbi, hoje Anhembi-Morumbi, e sua mãe Maria Otília também atuava no ramo pedagógico. Juntamente com sua família, foi diretor durante mais de 30 anos da Unimonte, instituição que hoje integra o Grupo Ânima.

Valdir José Lanza tinha 57 anos, era casado e deixa três filhas.

A missa de sétimo dia será realizada no próximo sábado, 30 de julho, às 19h30, na Igreja Santo Antônio do Embaré, em Santos.