Na Austrália para a 10ª edição da Missão Técnica Internacional, que acontece de 17 a 30 de abril nas cidades de Sydney, Brisbane e Melbourne, os diretores do Semesp Rodrigo Capelato, Executivo, Fábio Reis, de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação, e João Otávio Bastos Junqueira, Relações Institucionais, tiveram a oportunidade de participar nessa terça-feira 17/04, em Camberra, de uma reunião exclusiva com Bruce Chapman, referência mundial para programas de financiamento estudantil. O encontro também contou com representantes da Receita Federal da Austrália, responsáveis por assegurar a política de financiamento do ensino superior no país.

O economista e acadêmico Bruce Chapman ficou conhecido mundialmente por ser o fundador do Higher Education Loan Program – HELP, sistema de financiamento estudantil australiano, considerado um dos programas mais eficazes do mundo. Atualmente, Chapman é professor da Faculdade de Negócios e Economia da Universidade Nacional Australiana.

Segundo Fábio Reis, a oportunidade única possibilitará formular propostas mais assertivas para o programa de financiamento estudantil do Brasil, um dos objetivos do Semesp ao promover visitas técnicas em países que são referência em educação de qualidade. “A proposta de financiamento implementada na Austrália é muito mais segura para o aluno, uma vez que a taxa corresponde à renda do próprio estudante, de acordo com o que é declarado no imposto de renda. Uma proposta interessante, pois se o aluno estiver com uma renda baixa, ele pagará um valor menor no financiamento, o que automaticamente reduz o número de casos de inadimplência, problema recorrente no Brasil quando falamos de Fies”, explica.

Para o diretor executivo, Rodrigo Capelato, também é importante ressaltar que Bruce Chapman colocou em pauta a discussão para o fim da gratuidade da Universidade Pública, o que, segundo Capelato, é um assunto que o Brasil também deve pautar. “Na Austrália essa questão foi enfrentada há 30 anos atrás e, na atualidade, é uma situação totalmente resolvida. Todos têm de pagar, mas existe financiamento para todos”, ressalta.

Após o encontro, os diretores do Semesp seguiram para a cidade de Sydney, onde encontraram outros integrantes da comitiva brasileira para abertura da programação oficial da 10ª Missão Técnica Internacional.

 

Assista aqui ao vídeo dos diretores do Semesp, no qual comentam as políticas de financiamento, regulação e avaliação australianas.