Em 2017, Veronezi foi agraciado com a maior honraria da Alesp, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo no Plenário Juscelino Kubitschek

É com grande pesar que a Diretoria do Semesp comunica o falecimento do Prof. Antônio Veronezi, ocorrido ontem, 11 de janeiro, em São Paulo. Veronezi estava internado desde o último dia 23 de novembro no Hospital Sírio Libanês e morreu em decorrência de complicações da Covid-19.

Antonio Veronezi iniciou sua carreira como office-boy aos 11 anos de idade, no Colégio do Ateneu Ruy Barbosa no bairro da Penha, São Paulo, para custear seu próprio estudo. Aos 16/17 anos já era secretário desse colégio, voltando aos 25 anos, já universitário em final de curso e formado em Química Industrial para criar o curso técnico de Química Industrial, que dirigiu até os 27 anos. Lecionava Química Geral e Inorgânica e Química Orgânica, além de aulas que ministrava no colégio de aplicação da Universidade Mogi das Cruzes.

Aos 26 anos foi convidado para dar aulas no Colégio Claretiano de Guarulhos, onde formou um grupo e arrendou essa escola, em 1969, criando nessas instalações a Faculdade Farias Brito, de Guarulhos, em 1970, da qual foi diretor-geral por dois anos.

Em 1972 foi convidado a fazer um plano de recuperação para a Faculdade de Direito de Bragança Paulista, que estava saindo de uma intervenção federal. Assumiu a Diretoria de Planejamento do Instituto de Ensino Superior da Região de Bragantina e nessa jornada, criou em Bragança os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Odontologia e Medicina, além do curso de Biologia.

Em Itatiba (SP), criou a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras e a Faculdade de Engenharia. Criou também as Faculdades Integradas Santo Antônio. No decorrer desse episódio, voltou ao seu colégio de origem, o Ateneu Ruy Barbosa, e reuniu outras três escolas da zona leste de São Paulo (Penha e Tatuapé), criando as Faculdades da Zona Leste de São Paulo, hoje UNICID, agora absorvida pela Unicsul.

Orientou e formatou, a pedido do Ministro Jarbas Passarinho, a primeira Faculdade particular de Belém do Pará, hoje UNAMA – Universidade da Amazônia. Em 1978, retornou às Faculdades Farias Brito, foi reintegrado ao quadro societário e transformou as faculdades na Universidade de Guarulhos, sendo eleito Reitor e, posteriormente, Chanceler, atingindo nas últimas avaliações do MEC conceito 4.

Ocupou a diretoria e a vice-presidência do SEMESP e criou, em 1985, a ANUP – Associação Nacional dos Universidades Particulares, a qual presidiu por 6 anos, além de integrar a diretoria do CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Atuamente, orientava a direção da UNISA – Universidade Santo Amaro e era membro do Conselho de Administração da ABMES.

Teve vários títulos e homenagens: foi incluído no livro Quem é Quem (Who´s Who) da educação internacional por serviços prestados à educação nacional (2002); membro honorário da Força Aérea Brasileira (2009); Prêmio Top Educacional Professor Mario Palmério – 1º lugar (2009); e professor ´´Honoris Causa“ Universidade de Guarulhos (2010).

Em 2017, Veronezi foi agraciado com a maior honraria da Alesp, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo no Plenário Juscelino Kubitschek, por sua trajetória sempre voltada à educação, assumindo um papel de mecenas da educação, especialmente do ensino superior.