No último dia de atividades na Finlândia, os participantes da 9ª Missão Técnica Internacional foram para a Filand House para uma manhã produtiva de Networking e troca de experiências.

“Os finlandeses estão nos mostrando o que eles possuem tanto de empresas quanto de tecnologia educacional, produtos, serviços, cursos, projetos de formação. A ideia é fortalecer a cooperação e os negócios nas parcerias entre Brasil e Finlândia”, explicou Fábio Reis.

Carolina Corado, professora de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, participante da 9ª Missão Técnica Internacional, deu o seu depoimento sobre a importância da cooperação entre Brasil e Finlândia. “Eu já estive aqui em 2014, pelo Programa Professores para o Futuro, por ser bióloga e trabalhar como professora, tive a oportunidade de passar cinco meses morando aqui. Uma experiência como essa é excelente porque ela muda a visão de como você enxerga a sala de aula, ela muda a forma como você lida nas práticas dentro da escola, e essa conexão que eu tenho com a Finlândia acabou se perpetuando e, o que eu acho mais interessante, é que aqui eu aprendo muito sobre internacionalização no ensino, desenvolvimento de ambiente de aprendizagem e empreendedorismo em educação”, disse.

No final do encontro, Rodrigo Capelato encerrou a participação do grupo na Finlândia colocando suas impressões sobre os encontros. “Apesar do curto período de tempo, eu saio daqui com uma boa clareza do sistema educacional finlandês e o porquê de seu sucesso. Nós, do Semesp, temos interesse em promover um encontro, se possível no próximo FNESP, para discutir e comparar o sistema finlandês com o brasileiro”, afirmou.

Dinamarca

Agora, o grupo embarca para a cidade de Copenhague, na Dinamarca, em mais uma etapa da 9ª Missão Técnica. Acompanhe a cobertura completa da viagem também pelo Facebook e no nosso canal do Youtube.