Missão Técnica Internacional 2020 irá para África do Sul

A África do Sul é o destino da 12ª Missão Técnica Internacional do Semesp, que acontecerá entre os dias 30 de abril e 10 de maio de 2020. Durante esse período, a comitiva do Semesp conhecerá IES na Cidade do Cabo, Johanesburgo e Pretória, que abriga a maior universidade do continente (a programação será divulgada posteriormente). O destino foi escolhido pelos próprios associados do Semesp em pesquisa online.

Um dos destinos mais populares do continente africano, a África do Sul oferece uma educação de relevância social e preocupada em contribuir para o bem-estar econômico e social do país. Diverso em termos culturais, graças à variedade de grupos étnicos e línguas nacionais, o país oferece uma gama de opções para os estudantes do ensino superior. O objetivo é produzir cidadãos responsáveis e socialmente conscientes, uma demanda que surgiu após o fim do apartheid, sistema política que vigorou na África do Sul durante décadas de segregação racial.

Atualmente, o país possui 23 universidades públicas divididas em três categorias: onze instituições tradicionais academicamente focadas; seis centros de tecnologia oferecendo estudo vocacional; e seis instituições abrangentes de ensino mesclado. O país conta também com instituições de ensino privadas.

O objetivo da Missão Técnica Internacional é levar gestores de IES para conhecer modelos de educação superior nas universidades mais renomadas do mundo que possam inspirar transformações no sistema de ensino superior brasileiro. Ao longo de 11 anos, a Missão já visitou países tão diversos quanto a Alemanha e a China, Estados Unidos e Índia, Finlândia e Singapura.