A palestra “Panorama sobre o Sistema Educacional da Holanda e Bélgica” abriu as atividades da 3ª Missão Técnica Internacional

A comitiva da 13ª Missão Técnica Internacional já está na Holanda cumprindo agenda de visitas. Além de representantes do Semesp, como o diretor executivo Rodrigo Capelato e o diretor de Inovação e Redes Fábio Reis, o grupo conta com reitores de IES privadas e gestores educacionais brasileiros. Durante a missão, a comitiva brasileira terá a oportunidade de conhecer IES da Holanda e Bélgica conectadas com o mundo do trabalho, inovadoras, empreendedoras e compromissadas com temas sociais. A iniciativa tem como objetivo inspirar transformações institucionais no Brasil e agregar valor aos gestores das IES brasileiras.

Neste domingo, 30 de abril, a palestra “Panorama sobre o Sistema Educacional da Holanda e Bélgica” abriu as atividades da Missão. A exposição foi conduzida por Hans de Wit, professor Emérito de Prática e editor associado ao International Higher Education, e aconteceu no Mövenpick Hotel Amsterdam City Centre.

Hague University of Applied Sciences marca a primeira visita à IES da 13ª Missão Técnica Internacional

Nesta segunda-feira, 1.º de maio, a primeira visita oficial da Missão foi à Hague University of Applied Sciences. Jos Beelen, professor de Global Learning na instituição e co-diretor do Centre of Expertise for Global and Inclusive Learning, fez uma apresentação sobre a estrutura organizacional e principais cursos ofertados pela instituição. Em seguida, o grupo se subdividiu em duas salas: a primeira conheceu mais a fundo programas, projetos e ações da instituição ligados à área da saúde. Já o segundo grupo conheceu as estratégias de internacionalização do ensino utilizadas pela The Hague University.

Visita ao International Institute Social Studies (ISS)

Na parte da tarde, a comitiva conheceu o International Institute Social Studies (ISS), fundado em 1952 e integrado à Erasmus University Rotterdam desde 2009. A reitora do ISS, Inge Hutter, falou sobre a missão da entidade, explicando que o ISS trabalha em prol da justiça social e pela redução das desigualdades, conduzindo pesquisas orientadas ao desenvolvimento e formando a nova geração de líderes do desenvolvimento social. Inge ressaltou o papel peculiar da instituição de promover a formação de muitos estudantes oriundos de países em desenvolvimento.

Eva Broer, chefe do Gabinete de Apoio à Pesquisa do ISS, apresentou um panorama da entidade e os princípios e fundamentos das pesquisas realizadas pela instituição. Segundo ela, atualmente existem mais de 250 pesquisas e projetos parceiros ao redor do mundo, sendo 107 na Europa, 61 na Ásia, 45 na África, 26 na América Latina, 11 na América do Norte e quatro na Austrália. Além disso, o grupo teve a oportunidade de ouvir o relato de dois alunos da instituição que compartilharam sobre suas pesquisas e experiências sobre a ISS.

Acompanhe a cobertura também no perfil do Semesp no Instagram