Realizado pelo Semesp, o maior fórum educacional da América Latina acontece nos próximos dias 26 e 27 de setembro, em São Paulo. O tema dessa edição é a mudança do Mindset da educação.

O termo Mindset, cunhado psicóloga Carol S. Dweck, da renomada Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, está no centro das discussões de pensadores contemporâneos ligados à área de Educação e tem provocado uma revolução em vários campos ao defender que a “configuração da mente” de um indivíduo é a chave para determinar suas atitudes, comportamentos, decisões e, consequentemente, uma visão de mundo positiva ou negativa.

Dando continuidade ao tema de 2018 do Fnesp, a Revolução 4.0, a 21ª edição do maior fórum educacional da América Latina volta seu olhar para a questão da mudança de Mindset na área da Educação. Ao longo de dois dias (26 e 27 de setembro), palestrantes de diversas áreas estarão no palco do Fnesp, evento realizado pelo Semesp, para jogar luz sobre questões que permeiam a ideia da reconfiguração da mente na esfera do Ensino Superior.

“A 4ª Revolução Industrial está trazendo uma série de mudanças significativas em todos os aspectos, inclusive na forma como as organizações precisam lidar com questões administrativas, acadêmicas, pedagógicas etc.”, afirma Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp. “Essas transformações exigem uma mudança de Mindset de nossas lideranças, porque não dá mais para fazer as mesmas coisas nesse mundo em transformação e esperar pelos mesmos resultados”, continua. “Para obter resultados diferentes, é preciso que as IES façam coisas diferentes, o que exige uma drástica mudança na forma de pensar”.

A partir dessa premissa, o evento trará em sua programação a discussão de tópicos como “Reconfigurando o Mindset Organizacional”, “Ensino à Prova de Robôs”, “Aprendizagem Preditiva e Machine Learning”, “O Poder da Transformação da Educação”, entre outros. Entre os palestrantes, nomes como o jornalista Milton Jung; David Garza, da Tec de Monterrey, no México; Francisco Marmolejo, do Banco Mundial; Eric Mazur, da Universidade de Harvard; e do filósofo Leandro Karnal, entre outros.

Confira a programação completa

As inscrições para participar do 21º Fnesp já estão abertas e podem ser realizadas no site do evento.

Startups educacionais

Pela primeira vez, o Fnesp, o maior fórum de educação superior da América Latina, terá uma ilha de startups educacionais para que os participantes do evento conheçam e vivam as experiências dessas novas empresas que estão mudando a cara da educação brasileira.

Até o momento, duas já estão confirmadas: a Future Education, a primeira aceleradora do Brasil dedicada ao empreendedorismo educacional; e a Be Formless Inovação Estratégica, especializada em educação criativa.

As startups estão transformando os modelos de negócios de vários setores, inclusive o da educação. De acordo com um levantamento da Liga Insights em parceria com a aceleradora de startups Liga Ventures, o Brasil possui atualmente 297 startups educacionais, as chamadas EdTechs. Elas estão divididas em 18 categorias, entre elas educação inclusiva, gestão educacional e realidade virtual e aumentada, etc.

Confira um convite com o jornalista Milton Jung

2º HackLab Fnesp

Dentro da programação do evento, acontece a 2ª edição do Hacklab Fnesp, uma maratona empreendedora que surpreendeu a todos ano passado. Durante três dias, estudantes de várias áreas criarão projetos na área de educação visando desenvolver soluções inovadoras para o Ensino Superior Brasileiro e as apresentarão para os mais de 800 líderes educacionais presentes no 21° Fnesp!