Em dois dias foram realizadas quatro palestras que abordaram os principais temas das rotinas administrativas e pedagógicas na gestão de uma IES

 

A diretora geral da CADEC – Consultores Associados de Educação – e ex-assessora técnica do MEC, Ana Cristina Canettieri, abriu a Jornada Regional em Ribeirão com a palestra “Avaliação Acadêmica e os Processos Administrativos da IES”, em que desdobrou as atribuições do CPC como indicador preliminar da situação dos cursos de graduação e explicou como a avaliação acadêmica pode ser uma orientadora dos processos administrativos das instituições. Além disso, forneceu ferramentas e indicadores para gestão do instrumento de avaliação externa e apresentou ainda, uma demonstração de cases e soluções estratégicas com foco em qualidade.

 

Legislação Educacional e Aspectos Societários e Associativos Controversos foi o tema da segunda palestra do dia 18, apresentada pelo consultor jurídico do Semesp José Roberto Covac. O advogado debateu as vertentes cotidianas de quem está à frente de uma IES, oferecendo respostas sobre registro de diplomas, supervisão do MEC, EAD, Plano de Carreira, entre outros. Quando o assunto foi Aspectos Societários, Covac abordou também a sucessão de sócios, associados e pessoas, necessidade de governança e profissionalização de mantenedores e empregados.

 

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato e o fundador do Grupo Camargo Rodrigues, instrutor do Serasa e diretor da Abrade, Luis Fernando Rodrigues iniciaram as palestras do dia 19, sobre Mercado e Gestão. Capelato falou sobre Gestão Financeira para Instituições de Ensino, onde apresentou um panorama dos índices fundamentais para a gestão financeira, previsões e custos, além de mostrar números do ensino superior de Ribeirão Preto e região, comparados com o Brasil e com o Estado de São Paulo. Rodrigues abordou a Gestão da Inadimplência Educacional, apresentando ferramentas eficazes que inibem este ônus e que permitem uma recuperação rápida de recursos.

 

A Jornada foi encerrada com a palestra sobre Endomarketing Educacional e Gestão de Pessoal, apresentada por Lucia Helena da Silva e Wesley Nogueira Barbosa, diretora administrativa e diretor financeiro da ETEP Faculdades, respectivamente. Os profissionais mostraram um modelo de Gestão de Pessoas totalmente implantado, seus desafios e resultados, causando muitos questionamentos e interesse do público presente. Apresentaram ainda novas práticas para conquistar satisfação, comprometimento e engajamento dos colaboradores administrativos e acadêmicos. Falaram também sobre comunicação entre as áreas administrativa, acadêmica e o mercado para dar equilíbrio às diversidades culturais da instituição, propiciando desenvolvimento institucional.

 

Ao final da Jornada, Mirela de Miranda Moura, do Centro Universitário Barão de Mauá, levou para casa um exemplar do livro “Como reduzir a inadimplência em estabelecimentos de ensino”, escrito por Luis Fernando Rodrigues, que foi sorteado entre os participantes presentes.

 

A próxima Jornada Regional acontecerá nos dias 31 de março e 1 de abril, na cidade de São José dos Campos. Para saber mais informações, acesse: https://www.semesp.org.br/portal/index.php

 Foto: George Amaral

Compareceram 243 pessoas na abertura da 5ª edição das Jornadas Regionais, realizada pelo Semesp, nos dias 18 e 19 de março, em Ribeirão Preto, que reuniu gestores e mantenedores de instituições de ensino superior particular da região para discutir temas relacionados à gestão e políticas educacionais