De 14 a 17 de abril, ocorrerá em Bertioga a V Festa Nacional do Índio que reúne etnias de todo o país, mostrando a rica diversidade cultural desses povos. Em parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos de Bertioga com a Secretária-Executiva de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Pará o evento amplia as relações das únicas cidades que promovem eventos ligados à questão indígena (Bertioga e Belém do Pará). Haverá debates com os índios, para que o público conheça melhor seu modo de vida, culinária, artesanato e, também apresentações de danças, rituais, atividades esportivas.

 

A ministra Matilde Ribeiro, secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, já está com presença confirmada para a festa e participará também do Fórum Social Indígena, que acontecerá pela primeira vez durante a festa.

 

Sua abertura acontece dia 14 de abril, às 10 horas, com a Feira de Artesanato Indígena no Parque dos Tupiniquins. No dia seguinte, ocorrerá pela manhã o Fórum Social Indígena e, à noite, a abertura oficial com shows pirotécnicos, desfiles das delegações indígenas, apresentações culturais, que também estão pautadas para o dia 16, a partir das 20 horas. A V Festa Nacional do Índio será finalizada, a partir das 18 horas, também com apresentações culturais e atividades esportivas.
Bertioga