Como resultado do debate das questões que envolvem a atuação das instituições de ensino superior face aos novos paradigmas da educação no Século 21, que foi realizado por mantenedores, especialistas e educadores do ensino superior brasileiro durante a realização do 9º FNESP – Fórum Nacional Ensino Superior Particular Brasileiro, o SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo estabelece os seguintes objetivos e ações que serão desenvolvidos pela entidade:

Objetivos:

” Intensificar a representação das IES e proteger seus interesses nas questões políticas que afetam o setor;
” Informar e preparar as IES para a adoção de novas práticas de sucesso para o novo ambiente da educação superior;
” Capacitar as IES para a gestão profissionalizada;
” Melhorar a imagem e reputação do ensino superior particular na sociedade;
” Re-equilibrar as relações entre as IES diante da grande competitividade no setor;
” Indicar caminhos e alternativas para as IES frente à tendência de consolidação do setor.

Ações:

” Acompanhamento da tramitação dos projetos ligados ao PDE que tenham relação direta com o Ensino Superior particular, na Câmara dos Deputados e no Senado, bem como de sua formulação e encaminhamento desde o Ministério da Educação, para elaboração de propostas de alteração ou de emendas, apoiadas em estudos especializados, debates políticos e reuniões específicas, visando o aperfeiçoamento ou melhoria dos projetos, notadamente o Projeto de Lei 4.212/2004 referente à Reforma Universitária.
” Desenvolvimento de iniciativas para criação de um Prouni para pessoas físicas, permitindo o financiamento do ensino superior a jovens carentes em troca de abatimento no Imposto de Renda.
” Realização de levantamentos sobre inovações técnicas e metodológicas implantadas por instituições do Exterior que sejam interessantes e aplicáveis à realidade brasileira, bem como junto a IES no Brasil cujas práticas inovadoras possam servir de benchmarking, e realização de um Seminário para apresentação dos resultados.
” Levantamento de sistemas de avaliação para gestão adotados com sucesso em IES e em empresas de outros setores, com elaboração de indicadores que possam servir de parâmetro para as IES e realização de um Seminário para apresentação dos resultados.
” Elaboração de um modelo de órgão certificador independente da avaliação realizada pelo MEC, com base no levantamento de casos de sucesso registrados em outros setores e em outros países na criação de organismos com esse objetivo, e realização de um seminário para discutir sua implantação e atuação.
” Realização de novas pesquisas sobre o perfil dos egressos do ensino superior, bem como sobre as ações de Responsabilidade Social das IES, com ampliação do espectro analisado nas pesquisas anteriores, e elaboração de um índice de imagem e reputação do setor.
” Aprofundamento da utilização pelas IES da Câmara Mediadora de Assuntos Concorrenciais do SEMESP; elaboração de Cartilha para esclarecer o papel e a forma de acesso pelas IES aos diferentes órgãos responsáveis pela orientação, fiscalização e defesa da concorrência (CONAR, CADE, SDE, MEC, etc); e desenvolvimento de mecanismos de estímulo à colaboração pelas IES para o enriquecimento e a consolidação do Código de Ética da ABMES.
” Desenvolvimento de estudos sobre as tendências no setor para balizar os planos estratégicos das IES e orientá-las sobre o processo de abertura de capital e sobre fundos de investimento, fusões e aquisições.
” Realização de parcerias com instituições financeiras para criação de linhas de crédito de apoio aos planos de expansão das IES.
” Posicionamento claro contra a restrição ao capital estrangeiro.

São Paulo, 28 de setembro de 2007

Serviço

9° Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Data: 27 e 28 de setembro de 2007
Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions
Endereço: Rua Martins Fontes, 71 – Centro – São Paulo
Mais informações: www.semesp.org.br

SEMESP apresenta objetivos e ações que serão desenvolvidos pela entidade como resultado dos debates realizados no 9º FNESP