Orlando Marques Vieira, presidente do Comitê Brasileiro de Acreditação (CBA) falou, durante o segundo painel do 9º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro – FNESP, nesta quinta-feira (27), em São Paulo, sobre a importância de sistemas de avaliação formados por profissionais da área. Baseado em sua atuação como cirurgião médico e nos métodos utilizados para avaliar as escolas de medicina, Vieira defendeu a importância de transferir essa experiência para os outros setores da educação superior. “A qualidade é uma exigência para o progresso em todas as áreas ou setores”, afirmou.

O palestrante considera que a própria instituição deve fazer seus mecanismos de avaliação. “É necessário que o estabelecimento também seja analisado pelas pessoas que o compõem”, explicou. Ele ainda disse que “a acreditação se caracteriza como uma importante vertente no processo de quantificação da qualidade dos serviços, bem como a busca pela melhoria da qualidade”.

Tereza Pena Firme, coordenadora de avaliação da Fundação Cesgranrio, defendeu que os padrões de uma verdadeira avaliação são: utilidade, viabilidade, ética e precisão. “Uma boa avaliação é feita com multiplicidade dos instrumentos de precisão, bom senso e sensibilidade para transmitir os resultados”, disse, completando que a meta-avaliação (avaliação da avaliação) e a avaliação da qualidade do método também são necessárias.

Ovídio Felipe Pereira da Silva, professor titular da Universidade Vale do Itajaí e primeiro debatedor do tema, falou da dificuldade de gestão pela qual muitas das instituições de ensino superior ainda passam, o que influi na avaliação. “Ainda existe um distanciamento entre ensino e gestão. Somos bons em ensino, mas ainda temos muito a caminhar no que diz respeito à gestão”, afirmou.

Sueli Marquesi, reitora da Universidade Cruzeiro do Sul e segunda debatedora da tarde, considerou a qualidade como garantia de uma concorrência ética. “A avaliação é imprescindível para os rumos da instituição. Com ela, é possível fazer o replanejamento do ensino, pesquisa e extensão”, disse a educadora. Marquesi falou também a respeito de um modelo de gestão de mudança, que leve em conta competências como criatividade, ética, senso de inovação e de estratégia. “Esse modelo de gestão trará diferenciais de qualidade que irão impactar na avaliação”, concluiu.

Serviço

9° Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Data: 27 e 28 de setembro de 2007
Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions
Endereço: Rua Martins Fontes, 71 – Centro – São Paulo
Mais informações: www.semesp.org.br
Orlando Marques Vieira defendeu a transferência da experiência dos sistemas de avaliação da área médica para os demais setores da educação superior