O Diretor do Departamento de Políticas e Supervisão da Educação Superior (DESUP/SESU) do Ministério da Educação, Dirceu Nascimento, destacou nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, o novo sistema de informação E-Mec, entre os vinte e dois projetos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado pelo Governo Federal no início deste ano. Nascimento participou da conferência de abertura do 9º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro – FNESP, que acontece hoje (27) e amanhã (28) no Novotel Jaraguá São Paulo Conventions (Rua Martins Fontes, 71 – Centro – São Paulo).

“Estamos terminando o uso do E-Sapiens e dando início à utilização do E-Mec. Ou seja, estamos saindo de um Fusca e indo para uma Mercedes, mas o motorista é o mesmo, então, ele precisa ser treinado”, afirmou Nascimento. Se antes o processo de reconhecimento de curso levava até dois anos, com o novo sistema levará no máximo seis meses, segundo o diretor do MEC.

Nascimento falou também sobre a nova política adotada para acompanhamento do processo de fusões e aquisições de instituições de ensino superior. “Há um movimento bastante intenso no setor de transferência de mantença, que nós consideramos positivo, porque tira do mercado instituições que não estavam conseguindo se manter. Na verdade, é resultado da consolidação do setor”, acrescentou.

Dirceu Nascimento afirma na conferência de abertura do 9º FNESP que o E-Mec vai tornar os processos mais ágeis para as instituições de ensino superior